Um novo relatório sobre a seca no Mediterrâneo Ocidental revela a dimensão da escassez de água que afeta a região. Em Portugal, a produção de cereais e a pecuária serão os setores mais afetados.
O Mediterrâneo Ocidental está a sofrer uma seca severa que está a reduzir a humidade do solo e os caudais dos rios mais cedo do que nunca. Uma nova análise elaborada pelo Copernicus – Observatório Mundial da Seca revela a dimensão da escassez de água que afeta a região e como esta situação está a prejudicar as plantas e as culturas durante o seu período crucial de crescimento.
Em muitas zonas do Mediterrâneo Ocidental, a precipitação tem sido persistentemente baixa há mais de um ano. Esta situação, combinada com um final de inverno e uma primavera “excecionalmente secos e quentes”, provocou uma seca grave na região, sendo de esperar que as temperaturas aumentem ainda mais no verão, revela o relatório “Seca no Mediterrâneo Ocidental“.
Entre maio de 2022 e abril de 2023, as temperaturas no norte de Marrocos, Argélia, sul de Espanha, sul de França e norte de Itália foram até 2,5°C – por […]