Após uma competição emocionante de dois dias, realizada a 19 e 20 de outubro, Ketil Sauer (Dinamarca) foi coroado vencedor da primeira edição do Master of Port Scandinavia, conquistando a prestigiada Silver Goblet (Taça de Prata). O sommelier dinamarquês destacou-se pelo “profundo conhecimento de vinho do Porto, pelas competências de sommellerie e pela excelência de serviço, sobressaindo entre os restantes finalistas”.
A final reuniu cinco sommeliers de referência da Escandinávia: Heine Egelund (Dinamarca), Ketil Sauer (Dinamarca), Aleksander Iversen (Noruega), Saara Alander (Finlândia) e Peter Hansen (Islândia).
Após duas jornadas intensas de provas teóricas e práticas, Aleksander Iversen e Peter Hansen alcançaram, respetivamente, o 2.º e 3.º lugar, evidenciando a excecional qualidade dos participantes desta edição.
O júri do concurso integrou o atual Melhor Sommelier do Mundo, Raimonds Tomsons, que aceitou o convite do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP), acrescentando exigência, conhecimento e experiência à avaliação dos candidatos.
O evento decorreu perante lotação esgotada no Hotel d’Angleterre, em Copenhaga, onde o público acompanhou com entusiasmo as provas de serviço ao vivo e os exercícios de prova comentada. O programa final incluiu ainda um seminário de prova de vinho do Porto e terminou com um jantar volante, durante o qual foi anunciado o vencedor num ambiente de celebração.
Organizado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP), o Master of Port Scandinavia tem como objetivo valorizar a excelência do vinho do Porto e reforçar a sua presença junto de profissionais e líderes de opinião nos mercados escandinavos.
Em 2025, ano em que se assinalam 269 anos da criação da Região Demarcada do Douro, a primeira edição do Master of Port Scandinavia concluiu-se com sucesso, graças à colaboração e apoio das associações locais de sommeliers.
“O IVDP está comprometido com a educação e a excelência no serviço de vinhos. O Master of Port Scandinavia é uma iniciativa essencial para aprofundar a ligação entre o vinho do Porto e os principais profissionais da Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia”, sublinha Gilberto Igrejas, Presidente do IVDP, IP.
Fonte: IVDP