A Mars anunciou o lançamento do Plano “Protect the Peanut”, a sua primeira iniciativa estruturada dedicada a proteger o amendoim, um ingrediente fundamental para algumas marcas da empresa.
A iniciativa surge no âmbito do compromisso da Mars com a inovação científica como resposta às crescentes pressões ambientais que afetam a produção de alimentos como o cacau, o café, as batatas, a soja, o arroz e o trigo.
Com um investimento de 5 milhões de dólares ao longo de cinco anos, o plano vai financiar investigação na área da genética avançada para desenvolver variedades de amendoim mais resistentes a pragas, doenças e fenómenos climáticos extremos.
“Há muito tempo que acreditamos que a Mars pode desempenhar um papel importante como motor de inovação, e é por isso que estamos a pensar nas gerações futuras e a apostar forte na ciência para proteger o amendoim”, afirmou Amanda Davies, diretora de Investigação & Desenvolvimento, Compras e Sustentabilidade da Mars Snacking.
E continua: “sabemos que o amendoim perfeito não será descoberto por acaso. Serão necessários investimentos de longo prazo, na área científica, nomeadamente, e a dedicação dos nossos parceiros para transformar potencial em progresso — da estufa ao campo do agricultor”.
A Mars é uma das cinco maiores compradoras de amendoim do mundo, adquirindo cerca de 136 mil toneladas por ano. Atualmente, até 30% das colheitas de amendoim são perdidas antes de chegarem ao consumidor final, o que representa centenas de milhões de dólares em prejuízos para os agricultores e ameaça uma fonte vital de proteína para milhões de pessoas.
O novo plano apoia-se em mais de uma década de investimento em investigação do amendoim, incluindo 10 milhões de dólares aplicados em ciência e criação de iniciativas internacionais que protejam esta cultura.
Em colaboração com o Laboratório de Amendoim Selvagem da Universidade da Geórgia, parceiro da empresa, foram já desenvolvidas novas variedades de amendoim com maior resistência e capacidade de produzir mais 30% em condições adversas, com uma dessas variedades a ser já cultivada no Brasil.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.