Manuel Pinheiro foi agraciado com o Prémio Excelência, na gala que premiou os melhores Vinhos Verdes de 2022. Esta foi a sua última cerimónia de atribuição de galardões como presidente da Comissão de Viticultura, cargo ao qual não se vai recandidatar nas eleições deste mês, ao fim de 22 anos de trabalho à frente deste organismo.
A entrega dos prémios decorreu no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, dia 27 de abril à noite, marcando o regresso da cerimónia promovida pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes ao formato presencial, com a presença da ministra da Agricultura e Alimentação. Maria do Céu Antunes associou-se à homenagem a Manuel Pinheiro, destacando o seu «trabalho fantástico, que ajudou a fazer o Vinho Verde aquilo que é hoje».
O prémio pretendeu distinguir «22 anos de excelência na liderança», período em que se registou uma «revolução silenciosa, mas efetiva» na região, que levou os Vinhos Verdes a trilharem um caminho de «qualidade, crescimento, reconhecimento e criação de valor». Foi sob a sua batuta que houve a valorização dos vinhos de guarda, a revitalização dos rosés e o aumento das exportações, levando o Vinho Verde a estar no «topo das preferências dos consumidores».
Artigo publicado originalmente em Vinho Verde.