O Governo de luz verde a um novo regime para a concessão de novas linhas de crédito para o setor da Agricultura. O objetivo é garantir liquidez que permita responder a situações de crise, como a subida dos custos de produção ou fenómenos climatéricos adversos.
O novo quadro regulatório foi aprovado esta quinta-feira, em Conselho de Ministros.
“Com o objetivo de disponibilizar meios financeiros que permitam fazer face a situações de crise – quer estas resultem de prejuízos pela ocorrência de fenómenos climatéricos adversos, quer resultem de perturbações nos mercados ou de aumento dos custos de produção -, pretende-se assegurar aos produtores do setor agrícola o acesso a crédito, mediante a concessão de apoio público aos encargos a suportar”, diz o comunicado do Conselho de Ministros.
No entanto, mais crédito é justamente o tipo de ajuda que os agricultores dispensam nesta altura, segundo o presidente da CAP, a Confederação dos Agricultores de Portugal.
Em entrevista recente à Renascença, Eduardo Oliveira Sousa apelava a apoios urgentes, que não deixassem os agricultores mais endividados.