Joaquim José Sousa destaca que a sujeição de animais a longas horas de transporte, em particular por via marítima, levanta sérias implicações não apenas éticas, mas também ambientais e de saúde pública que o PAN tem vindo sistematicamente a contestar.
O cabeça de lista do PAN pelo círculo eleitoral da Madeira, Joaquim José Sousa, está “indignado” com o transporte de animais vivos por via marítima. Nesse sentido, vai questionar o Governo Regional acerca do transporte interilhas Açores-Madeira de animais vivos, para apurar se o transporte cumpre as normas nacionais e comunitárias de bem-estar animal.
Joaquim José Sousa salienta que mais de 100 seres vivos estavam desde a passada quinta-feira, 13 de janeiro, a bordo de um navio, “em condições deploráveis, provavelmente sem água ou comida suficientes, mantidos em locais exíguos e conspurcados, num navio que abanava devido à forte ondulação marítima”.
Desta forma, o candidato recorda que existe no Código Civil, no artigo 201.º- B, no âmbito do estatuto jurídico dos animais […]