Madeira necessita de agricultura moderna e com formação

Madeira necessita de agricultura moderna e com formação

Miguel Albuquerque diz que a Agricultura que a Madeira precisa e pretende é uma agricultura moderna, tecnicamente avançada, com todos os apetrechos e com formação por parte dos empresários. E, sublinhou, esse é o caso da exploração agrícola que visitou, neste final de manhã, no Faial.

O presidente do Governo Regional lembra que o empresário agrícola teve formação na área do tratamento e da poda de árvores de fruto, sublinhando que esses cursos são ministrados pela Escola Agrícola da Madeira.

O governante aconselha, aliás, todos os empresários agrícolas a frequentarem esses cursos. Porque «um bom tratamento da fruteira ou uma boa poda significa o aumento da produção e o aumento da rentabilidade da exploração».

De resto, Miguel Albuquerque fez questão de elogiar a exploração que é propriedade de José Carvalho Nunes, sublinhando tratar-se de um pomar exemplar na forma como está organizado.

«É uma exploração moderna, com todos os apetrechos técnicos para ter sucesso. Está situada numa zona lindíssima e está imaculada no que se refere ao tratamento das árvores que aqui estão, sobretudo ao nível dos citrinos. Está numa fase inicial de produção, mas prevê-se sucesso para a mesma», disse ainda.

O governante sublinhou que o empresário pretende avançar para uma unidade de turismo rural, requalificando a casa antiga junto à exploração. E anunciou que a Região vai apoiar esse projeto, através dos fundos comunitários.

O investimento em toda a exploração foi comparticipado pelo PRODERAM 2020, contemplando infraestruturas e a instalação de culturas permanentes – maracujá, anona, tangerina, mango e pitanga –, abrangendo uma área superior a 12 mil metros quadrados.

Nota enviada pelo Governo Regional da Madeira.

Comente este artigo
Anterior PS/Açores: Agricultura tem de ser vista como uma atividade estratégica para o desenvolvimento da região
Próximo ONU cita projeto florestal em Portugal como exemplo de conservação

Artigos relacionados

Últimas

Quem anda a tentar tramar a agricultura biológica? – Alfredo Cunhal Sendim

A agricultura biológica é uma prática ancestral resultante de uma Ética baseada numa atitude de responsabilidade, vivida através do respeito e da […]

Ofertas

Oferta de emprego – Técnico Superior – Engenheiro Florestal – Évora

O posto de trabalho carateriza-se pelo exercício de funções na categoria de técnico superior, tal como descrito no anexo a que se refere o nº 2 do artigo 88º da […]

Dossiers

Oferta de emprego – Grower – Odemira

O grupo CarSol, referência a nível mundial na produção de mirtilos, que se encontra neste momento em fase de implementação de um projeto agrícola em Portugal, está à procura de um Grower para a sua exploração de Almograve. […]