Já disponível o quarto manual da série dedicada à gestão de invasoras lenhosas em pinhal, produzido pelo Centro de Competências do Pinheiro-Bravo.
O Centro de Competências do Pinheiro-Bravo (CCPB), com a coordenação do Centro PINUS, lança a sua mais recente edição técnica dedicada ao controlo da acácia-austrália (Acacia melanoxylon) em povoamentos de pinhal-bravo. A publicação é disponibilizada gratuitamente neste link.
Esta é a quarta publicação de uma coleção iniciada em 2022, concebida para apoiar técnicos e gestores florestais na identificação, planeamento e implementação de estratégias eficazes no combate a espécies invasoras lenhosas que afetam diretamente o pinhal-bravo.
Apesar de amplamente utilizada no passado com fins ornamentais e madeireiros, a acácia-austrália está hoje classificada como uma espécie invasora. Com uma forte capacidade de regeneração por toiça e raiz, e um banco de sementes persistente no solo, o seu controlo é muito desafiante e exige abordagens integradas e de longo prazo.
A nova publicação aborda, entre outros aspetos:
– Como identificar esta espécie e distingui-la de outras acácias;
– Estratégias de gestão específicas para acácia-austrália em diferentes contextos silvícolas;
– A importância da prevenção e biossegurança;
– Custos associados à intervenção.
Com base no conhecimento científico mais recente e a partir dos contributos de técnicos de diversas entidades, esta edição oferece soluções práticas e recomendações adaptadas à realidade dos proprietários florestais.
A coordenação do trabalho esteve a cargo de Carine Azevedo (consultora do CCPB), com contributos de especialistas do ICNF, do Centro de Ecologia Funcional (Universidade de Coimbra), da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), de municípios e de outras entidades gestoras de território.
Este trabalho foi financiado pelo contrato-programa entre o Fundo Ambiental e os Centros de Competência do Setor Florestal, no âmbito do investimento “RE-C08-i05 – Programa MAIS Floresta” do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, e enquadra-se na Componente C08 – Florestas, gerida pelo Centro PINUS.
As edições anteriores da coleção podem ser consultadas e descarregadas aqui.
Fonte: Centro PINUS











































