A Associação de Municípios Parque das Serras do Porto lançou um concurso público para a aquisição de serviços de controlo de plantas invasoras no território de cerca de 6.000 hectares que abrange os concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo.
No anúncio, publicado hoje em Diário da República, a Associação de Municípios Parque das Serras do Porto esclarece que o concurso público para a aquisição de serviços de controlo de plantas surge no âmbito do “Life Serras do Porto”, projeto que até 2027 pretende realizar um conjunto de intervenções na floresta.
O concurso público tem um valor base de 594.250 euros e está dividido em três lotes, correspondentes aos concelhos abrangidos pelo Parque das Serras do Porto.
O Parque das Serras do Porto conta com cerca de 6.000 hectares e abrange as serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas, nos concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo, no distrito do Porto.
O lote n.º 1 diz respeito ao controlo de plantas invasoras em parcelas do município de Gondomar e tem um preço base de 204.382 euros. Já o lote n.º 2, com um preço base de 288.543 euros, destina-se ao controlo em parcelas do município de Paredes e o lote n.º 3 ao controlo no município de Valongo, tendo um preço base de 101.325 euros.
As peças do concurso estão disponíveis para consulta na associação, localizada na Rua do Padrão, em Valongo, mas podem também ser consultadas através do ‘site’ das Serras do Porto.
Os interessados têm até às 19:00 do 30.º dia a contar da data de envio do anúncio (29 de dezembro de 2023) e são obrigados a manter as respetivas propostas durante 66 dias.
Em setembro de 2022, a Associação de Municípios Parque das Serras do Porto avançava, em comunicado, que o projeto “Life Serras do Porto” pretendia intervir em 423 hectares de área florestal e ripícola, incluindo controlo de espécies exóticas e invasoras, plantação de 160.792 árvores e arbustos autóctones e manutenção de continuidade.