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– 19-11-2007 |
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Kiwi: Plano apresentado Governo prev� aumento produ��o de 12 para 20 toneladas/hectareA Associa��o Portuguesa de Kiwicultores (APK) elaborou um Plano Estratégico para a Fileira do Kiwi na Regi�o Entre Douro e Minho que prev�, até 2013, uma produ��o de 20 toneladas por hectare, contra as actuais 12 toneladas, disse o seu Presidente. Jos� Martino adiantou que a aplica��o do plano estratégico, triplicar�, no m�nimo, o valor da produ��o anual do fruto de 10 para 30 milhões de euros, setenta por cento da qual será canalizada para exportação., O documento foi apresentado, recentemente, ao Ministério da Agricultura, como forma de sensibilizar os respons�veis para a pol�tica de investimento na fileira do kiwi no Entre Douro e Minho, e de forma a poder ser inserido nos Planos de Desenvolvimento Agr�cola Regional. Os munic�pios de Amares, Vila Verde, Braga, Guimar�es, Vila Nova de Famalic�o e Felgueiras são os maiores produtores da regi�o. A Associa��o tem sede em são Jo�o da Madeira, cidade considerada central em rela��o �s duas grandes regi�es produtoras de kiwi: o Entre Douro e Minho, com 80 por cento da produ��o e a regi�o Centro com 20. De acordo com o Plano, o aumento da produ��o será acompanhado pela melhoria da qualidade dos frutos, de forma a que 90% dos kiwis sejam de primeira qualidade. "S� assim � poss�vel orientar a comercializa��o dos produtos para a exportação nos países que d�o valor acrescentado � alta qualidade dos kiwis do Entre Douro e Minho", refere, a prop�sito, Jos� Martino, que � Também administrador da espaço Visual, empresa de consultadoria de projectos agr�colas. O projecto – observa – envolve a certifica��o dos produtos através da implementa��o da norma de boas pr�ticas agr�colas, Eurepgap, garantindo, assim, "a qualidade intr�nseca do fruto nacional". "não nos limitamos a fazer um projecto vago, pois apresent�mos medidas concretas, que abrangem toda a fileira: a produ��o, a agro-ind�stria e a comercializa��o", sublinhou. Jos� Martino diz que o Plano passa, Também, pela criação de uma marca, que distinga o produto quer em termos de qualidade, quer na sua origem portuguesa "que � j� uma marca de valor internacional". Salienta que as condi��es climatéricas e do solo e uma boa adapta��o da cultura na regi�o de Entre Douro e Minho tornam este kiwi "mais doce e saboroso". O Plano Estratégico – acrescentou – defende que os apoios públicos devem ser canalizados exclusivamente para as organizações j� existentes: "S� com organizações empresariais e econ�micas de escala será poss�vel criar valor acrescentado e aproveitar as verbas comunitárias de forma rent�vel", real�a.
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