A John Deere, no âmbito das suas Leap Ambitions (objetivos concebidos para aumentar o valor económico e sustentabilidade), desenvolveu um modelo de motor de 9,0 L compatível com etanol em exposição na feira AGRITECHNICA deste ano.
Segundo explicado em nota, o modelo faz parte do trabalho da empresa na criação de soluções de potência viáveis com emissões de carbono baixas ou quase nulas até 2026 em quatro áreas principais da geração de energia, incluindo eficiência dos motores de combustão interna (MCI), combustíveis renováveis, hibridação e opções totalmente elétricas a bateria.
No entender da John Deere, de entre os vários combustíveis renováveis disponíveis, “o biodiesel, o diesel renovável (ou HVO) e o etanol são as opções mais promissoras para integração a curto prazo nas aplicações de trabalho intensivo”.
No caso do etanol, a empresa explica que “é um combustível renovável à base de álcool que se encontra largamente disponível em vários locais do mundo, uma vez que pode ser produzido a partir de matérias-primas como o milho, o trigo ou a cana-de-açúcar. Por ser tratar de um combustível com alta octanagem, o etanol é uma opção atrativa para motores de ignição comandada de elevado rendimento”.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.