Reportagem “Ouro Líquido”, da RTP, conquista 1.º prémio
A cerimónia desta manhã consagrou a equipa composta por Sandra Vindeirinho, Fábio Siquenique, Rui Machado Rodrigues, Pedro Pessoa e Tó Vasconcelos como grande vencedora da 5.ª edição do Prémio de Jornalismo EIT Food em Inovação e Sustentabilidade Agroalimentar, pelo trabalho “Ouro Líquido”.
Este trabalho foi unanimemente considerado pelo júri como o melhor do ano, pelo rigor no tratamento da informação e pelo cruzamento de fontes, mas também pelo retrato completo do (complexo) setor do azeite, desde a produção agrícola ao comércio, passando pelo processamento e o embalamento. Como uma linguagem clara e acessível, é uma verdadeiro exemplo de jornalismo de excelência.
O segundo lugar foi atribuído a uma reportagem multimédia do PÚBLICO, produzida por Nicolau Ferreira, Tiago Bernardo Lopes e Joana Gonçalves. Com o título “Os Açores querem proteger um ‘paraíso’ no oceano enquanto ainda há peixe”, este trabalho demonstra como é delicado encontrar um equilíbrio entre o sustento das comunidades piscatórias locais e a conservação dos oceanos, com uma grande variedade de fontes, e uma narrativa bem construída em formato multimédia.
O terceiro prémio foi entregue a outra reportagem da RTP: “A Alma da Serra”. Este trabalho de Rosa Veloso, Tiago Passos e Sara Cravina procurou mostrar que nem todo o queijo da Serra da Estrela é queijo da serra, e que o próprio fornecimento de leite está ameaçado pela escassez cada vez maior de pastores na região.
A 5.ª edição do Prémio de Jornalismo EIT Food contou uma vez mais com o apoio do Crédito Agrícola e do Sindicato de Jornalistas. As reportagens vencedoras levaram para casa €2000, €1500 e €750, respectivamente, além de troféus decorados com as palavras que faziam parte dos seus trabalhos.
O evento decorreu na Casa do Impacto, em Lisboa. A abertura foi feita por Luís Rego, vogal da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e por Ada Aparicio Ortuñez, Senior Communications & Events Manager South Region no EIT Food. “Os trabalhos deste ano reflectem a missão do EIT Food, ao abordar alguns dos desafios mais prementes e inspiradores do nosso tempo”, explicou Ada, que destacou também o “compromisso transversal destes trabalhos jornalísticos com a sustentabilidade, a transparência e a consciencialização pública”.
A manhã contou ainda com dois momentos de especial interesse: uma conversa com o nutricionista e professor universitário José Camolas, para nos explicar o que são alimentos ultraprocessados e quais os seus impactos na nossa saúde; e um debate com Ana Tasso (directora de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Casa Mendes Gonçalves) e Marlos Silva (director de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da MC – Sonae) sobre as tendências de consumo, a inovação nos processos e o desenvolvimento de novos produtos.
A gravação da cerimónia já está disponível no YouTube, caso queiras ver ou rever.
Um ano de grande sucesso
A 5.ª edição do Prémio de Jornalismo EIT Food em Portugal voltou a ter um número recorde de candidaturas, num total de 91 trabalhos, entre imprensa, rádio, televisão e outros formatos digitais, que foram alvo de uma avaliação criteriosa para selecionar os dez finalistas:
- Ana Mota (Smart Cities): “‘Fish Matter’ transforma sobras de peixe em novos alimentos e cosmética”
- Andréia Azevedo Soares (Público): “Cientistas querem proteger o queijo Serra da Estrela dos efeitos da crise climática”
- Camila Teixeira (RTP): “A Rota do Café e do Cacau”
- Clara Barata (Público): “Não é bom que um terço do nosso consumo de peixe seja de uma espécie, o bacalhau”
- João Múrias (RTP): “Da Terra à Mesa: Os Benefícios das Leguminosas”
- Nicolau Ferreira, Tiago Bernardo Lopes e Joana Gonçalves (Público): “Os Açores querem proteger um ‘paraíso’ no oceano enquanto ainda há peixe”
- Rita Fernandes (Antena 1): “Agricultura. A fábrica de molhos que quer curar os solos”
- Rosa Veloso, Tiago Passos e Sara Cravina (RTP): “A Alma da Serra”
- Sandra Vindeirinho, Fábio Siquenique, Rui Machado Rodrigues, Pedro Pessoa e Tó Vasconcelos (RTP): “Ouro Líquido”
- Susana Torrão (Jornal de Negócios): “O mundo em 10 mil tubos de ensaio – assim é a algoteca da Universidade de Coimbra”
Obrigado a todos os jornalistas que enviaram os seus trabalhos e a todos os demais que valorizam um jornalismo de qualidade, que nos traz informação e conhecimento!
Fonte: EIT Food












































