CLAUDIA é o nome atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico de Espanha) a uma depressão, com expressão em altitude, que se prevê que às 12 UTC de hoje, dia 12 de novembro, estava centrada aproximadamente em 46°N e 21°W, com uma pressão atmosférica no centro de 980 hPa, inserida numa vasta região depressionária complexa sobre o Atlântico Norte e que se prevê ficar quase estacionária até ao fim de semana.
Portugal continental sente já os efeitos da referida depressão, com a passagem do sistema frontal que lhe está associado.
Assim, prevê-se ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, persistentes, por vezes fortes, que poderão ser acompanhados de trovoada e sob a forma de granizo. Os maiores acumulados de precipitação deverão registar-se no litoral das regiões Norte e Centro e nas regiões montanhosas.
O vento soprará do quadrante sul, com rajadas até 85 km/h no litoral e até 110 km/h nas terras altas no dia 13.
Adicionalmente, prevê-se ondas de sudoeste com 3 a 4 metros, temporariamente com 4 a 5 metros no dia 13, afetando partes da costa habitualmente mais abrigadas, como por exemplo a costa sul do Algarve ou da região da Arrábida.
Devido a esta situação foram emitidos avisos meteorológicos, nomeadamente de precipitação, rajada e agitação marítima, aconselhando-se o acompanhamento das atualizações dos mesmos.
Este comunicado será atualizado amanhã até às 19UTC.
Fonte: IPMA
IPMA: Vento, chuva e agitação marítima – Depressão CLAUDIA – Continente – Comunicado n.º2












































