Uma massa de ar quente, com origem no norte de África, e transportada na circulação de um anticiclone localizado junto à Península Ibérica, irá atingir progressivamente Portugal continental nos próximos dias provocando uma subida gradual de temperatura, em especial dos seus valores máximos.
Os valores mais elevados da temperatura máxima irão ocorrer muito provavelmente no dia 27 de abril no interior da região Sul, Ribatejo e Beira Baixa, variando entre 33 e 35°C, podendo muito localmente atingir 37°C. Em alguns locais do interior Norte e Centro a temperatura máxima poderá variar entre 30 e 33°C, como seja o vale do rio Douro e alguns locais no interior da Beira Litoral. Neste dia e no restante território, a temperatura máxima irá variar entre 25 e 30°C, com exceção da faixa costeira a norte do cabo Raso que registará valores entre 20 e 25°C.
A temperatura mínima também irá subir embora não de uma forma tão significativa. Ainda assim, esperam-se valores entre 15 e 20°C já a partir do dia 25 no Algarve e do dia 26 em alguns locais das regiões Centro e Sul.
Nos dias 28 e 29 de abril espera-se uma descida da temperatura máxima em todo o território e que será mais significativa no litoral Norte e Centro mantendo-se ainda valores entre 30 e 33°C em muitos locais da região Sul.
Estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão igualmente num aumento significativo do Perigo de Incêndio Rural, que deverá situar-se nas classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve a partir do dia 27.
O IPMA irá continuar a acompanhar a situação, atualizando este comunicado caso se justifique.