Paulo Fernandes, professor e investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da ECAV, esteve reunido, na semana passada, com a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e com o Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves.
A reunião decorreu no âmbito de uma visita ao concelho de Vila Real, destinada a avaliar o impacto dos incêndios rurais que atingiram a região em agosto. Durante o encontro, os membros do executivo manifestaram interesse em ouvir Paulo Fernandes, reconhecido especialista em Ciências Florestais e no estudo dos incêndios.
Em comunicado, o Ministério do Ambiente e Energia considerou tratar-se de “um momento importante de partilha de conhecimento científico”, sublinhando a “importância da análise académica para orientar a recuperação dos territórios afetados pelos incêndios e reforçar a resiliência das áreas protegidas”.
Segundo Paulo Fernandes, na reunião foram discutidos os principais problemas que originam os incêndios florestais em áreas rurais, tendo o investigador apresentado “sugestões e opiniões” para mitigar riscos e reforçar a prevenção.
O investigador da UTAD alertou ainda para a gravidade do fenómeno dos incêndios de elevada severidade, que lavraram durante vários dias em diferentes regiões do interior do país, considerando-o “um problema complexo com vulnerabilidades persistentes”.
O artigo foi publicado originalmente em UTAD.