O InnovPlantProtect (InPP) esteve presente na 1ª Assembleia Geral da Agenda Mobilizadora InsectERA, que decorreu no 5º dia da Feira Nacional de Agricultura, dia 7 de junho, em Santarém.
O diretor executivo do InPP, Pedro Fevereiro, e Cristina Azevedo, diretora do departamento de Novos Biopesticidas do InPP, representaram o laboratório colaborativo (CoLAB), que lidera o eixo InFrass, um dos 9 eixos da Agenda, e que visa utilizar os insetos como ferramenta para a criação de novos fertilizantes orgânicos, sustentáveis e de elevada qualidade, adaptados aos desafios agrícolas do futuro.
A Assembleia Geral juntou o consórcio da InsectERA, constituído por 42 entidades nacionais, que vão desde produtores de insetos, consultoras de inovação tecnológica, CoLABs e empresas, para fazer o ponto de situação da Agenda.
A sessão foi aberta com um discurso de boas-vindas e enquadramento feitas por Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, e os trabalhos foram conduzidos pela comissão executiva. Foram abordados temas focados nas responsabilidades assumidas perante o estado português e iniciou-se a criação das comissões que vão auxiliar na gestão da Agenda.
A sessão foi encerrada pela intervenção de Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, que destacou o compromisso assumido por esta Agenda, destacando a relevância da colocação no mercado de mais de 100 novos produtos, processos e serviços e pela criação de bases que vão tornar Portugal um líder mundial deste novo setor Bioindústrial.
Após a Assembleia Geral seguiu-se uma visita ao stand da Agenda InsectERA na FNA23, que tem sido palco de seminários diários sobre os grandes temas InsectERA, tendo a manhã de trabalho terminado num almoço com todos os participantes.
Esta agenda, liderada pela EntoGreen, e a que equivale um investimento total de 43 milhões de euros, pretende fomentar a economia circular e alavancar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras à base de insetos para o mercado.
Saiba mais sobre a agenda InsectERA aqui.
O artigo foi publicado originalmente em InnovPlantProtect.