InovTerra prepara workshop sobre instalação da cultura e colheita de baga do sabugueiro

A InovTerra — Associação para o Desenvolvimento Local, com sede em Vila Pouca de Salzedas, concelho de Tarouca, está a organizar mais um workshop sobre instalação da cultura e colheita de baga do sabugueiro.

Esta acção realiza-se a 10 de Agosto de 2019, nas suas instalações, em Vila Pouca de Salzedas e tem um custo de 22,5 euros para sócios e de 30 euros para não sócios, dando direito a almoço e certificado de presença.

A inscrição é obrigatória, até 8 de Agosto, através do email [email protected] ou do telefone 254 677 510.

O sabugueiro

O sabugueiro, Sambucus nigra L., é comum em galerias ripícolas e em sebes húmidas e sombrias, contudo é capaz de tolerar solos secos e também prospera em locais quentes e com muita luz. Tanto em solos ácidos como muito alcalinos.

Ocorre em altitudes inferiores a 1.700m. Tolera poluição atmosférica e sítios costeiros. É resistente à poda, mesmo cortado pela base irá regenerar. As flores são atractivas para os insectos e as bagas para os pássaros, desviando-os de árvores fruteiras. Boa planta como pioneira no restabelecimento de áreas florestais.

Usos

O sabugueiro é utilizado em doces, como tintureira (usada em vinho e em tecidos), repelente de vertebrados e como erva medicinal (aparelho respiratório, digestivo, contra diarreias e queimaduras bem como tratamento para diabéticos). É também usada como planta medicinal para o gado.

É uma cultura de importância económica crescente em algumas regiões do Norte e Centro, como a região de Tarouca.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Jornadas MED - Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development - 27 e 28 de junho - Évora
Próximo Investigador português procura “código de barras” das espécies

Artigos relacionados

Últimas

PDR2020: Conservação e Melhoramento de Recursos Genéticos Animais

Os produtores de animais, como raças autóctones e exóticos, podem concorrer, até 30 de dezembro, a um apoio do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 de 16 milhões de euros […]

Dossiers

Brasil melhorará sistema de rastreio para travar desflorestação na Amazónia

A ministra da Agricultura brasileira disse hoje que o país vai adotar uma nova legislação para melhorar o rastreio da sua produção agropecuária, visando garantir a segurança alimentar e […]

Comunicados

ADACB: Audição na Comissão Parlamentar da Agricultura e Mar da AR

A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco, participou (via Skype) hoje, dia 30 de junho, a convite da Comissão Parlamentar da […]