A IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais, reúne o setor no dia 21 de maio, para a Reunião Geral da Indústria (RGI), na Faculdade de Medicina Veterinária. No encontro, que tem início às 09h00, empresários, académicos e investigadores discutem o papel da inovação e da digitalização na melhoria da competitividade e sustentabilidade da produção de alimentos para animais que dão origem a géneros alimentícios.
Em 2025 o tema da iniciativa da IACA segue em linha com as prioridades da atual Comissão Europeia que promove a aposta na inovação e digitalização como forma de aumentar a competitividade e sustentabilidade deste setor. Ao nível das instituições europeias a pecuária tem vindo a ganhar um papel de relevo no âmbito das reflexões sobre Agricultura e Alimentação, nomeadamente no âmbito da criação do Quadro Financeiro Plurianual e nas discussões sobre a Visão para a Agricultura e Alimentação. Além disso, pela primeira vez, é criado no Parlamento Europeu um Intergrupo para a Pecuária Sustentável, tendo como objetivo apoiar as decisões dos eurodeputados relativamente a esta matéria.
A Reunião Geral da Indústria conta com a presença de oradores nacionais e internacionais. Entre outros, destaca-se a presença de Pedro Cordero, Presidente da Federação Europeia dos Fabricantes de Alimentos Compostos para Animais (FEFAC), Delanie Kellon, Diretora-executiva do instituto independente de avaliação dos impactes ambientais da produção dos alimentos compostos para animais, o GFLI, e Ana Cláudia Coelho, responsável pela área de Sustentabilidade e Alterações Climáticas, da PwC. No período da manhã conta-se, ainda, com as presenças de André Almeida e Ricardo Braga, Professores do Instituto Superior de Agronomia (ISA) para a abordagem do tema Agricultura e Zootecnia de Precisão.
No período da tarde merece particular atenção a Mesa-Redonda, moderada por Ana Sofia Santos, CEO do FeedInov, a Associação para a investigação e inovação em nutrição animal. Este espaço vai ser o palco para a apresentação de um conjunto de soluções em diferentes áreas, contando para tal com os contributos de Ana Garcia da DSM, empresa da área da nutrição animal, cujo trabalho tem vindo a reforçar-se no desenvolvimento de alimentação animal ambientalmente sustentável; José Santos Silva, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV); José Manuel Costa, da Direção-Geral de Agricultura e Veterinária (DGAV) e Filipe Santos do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). Ana Garcia apresenta “Sustentabilidade e Tecnologia: Uma Abordagem Integral na Indústria Agroalimentar”, José Manuel Costa fala sobre “Digitalização e novas funcionalidades da DGAV”, Filipe Santos expõe “Tec4Agro-Food: cocriar a (r)evolução digital no agroalimentar” e José Santos Silva aborda a “A utilização do Greenfeed na experimentação com ruminantes”.
A propósito da Reunião Geral da Indústria, Jaime Piçarra, Secretário-Geral da IACA afirma «Estes momentos de encontro entre todos os profissionais do setor servem, também, para partilhar apostas e conquistas que o setor tem vindo a desenvolver na temática da Sustentabilidade. Existem já soluções concretas a serem implementadas, por exemplo, na área da quantificação da pegada de carbono da alimentação animal. Estas soluções são muito importantes para a produção pecuária que quer ter uma atividade sustentável.»
Romão Braz, Presidente da mesma instituição acrescenta «Esta reunião acontece num momento particularmente relevante para a pecuária a nível europeu. As instituições estão a dar grandes passos no sentido de reconhecer a importância do setor e a criar condições para que os eurodeputados tomem decisões consonantes com a necessidade de alimentar, de forma sustentável, 9,7 mil milhões de pessoas até 2050, segundo as previsões da ONU».
Fonte: IACA