Portugal aumentou a área plantada de milho, mas não chegou para substituir a produção ucraniana. Canadá, Brasil e Polónia são alternativas.
A instalação das culturas de primavera está a decorrer com normalidade apesar da seca e do aumento dos preços dos produtos agrícolas, de acordo com um boletim com dados agrícolas dado a conhecer esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“As previsões agrícolas, em 31 de maio, apontam para a normal instalação das culturas de primavera, numa conjuntura fortemente marcada pela seca, pela escalada dos custos com os meios de produção, pela subida dos preços dos produtos agrícolas e pela suspensão das transações comerciais com a Rússia e a Ucrânia”, explica o organismo pública no mesmo boletim.
No que diz respeito à área semeada de milho – parte fundamental da produção pecuária -, o INE aponta para uma subida de 5%, o que terá um impacto reduzido na satisfação das necessidades de abastecimento; a produção em Portugal representa, em […]