Indústria alimentar e de bebidas vende 5 mil M€ para o exterior em 2018

Indústria alimentar e de bebidas vende 5 mil M€ para o exterior em 2018

Em 2018, as exportações da indústria alimentar e das bebidas atingiram um total de 5 016 milhões de euros, um aumento de 151 milhões de euros face ao período homólogo. De acordo com a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), este é “o valor mais alto de sempre”.

“No total, as vendas do setor alimentar e das bebidas para o estrangeiro representaram no ano passado 8,66% das exportações portuguesas. Entre os principais destinos das exportações da indústria alimentar e das bebidas portuguesas, Espanha voltou a destacar-se, representando cerca de 25% das vendas da indústria para o exterior. O mercado francês valeu cerca de 9% e o brasileiro 6%, fechando o pódio das exportações da indústria alimentar e das bebidas. No que respeita às categorias de produtos, continuam a destacar-se o azeite, o leite e produtos lácteos e o vinho”, revela a FIPA.

Jorge Tomás Henriques, Presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, sublinha que “estes números são o reflexo dos esforços da indústria alimentar e das bebidas e o confirmar de uma tendência de crescimento que já vínhamos a assinalar. Conforme previsto pela FIPA, conseguimos alcançar este grande objetivo que era ultrapassar os 5 mil milhões de euros em exportações, o que revela a qualidade e a diferenciação dos produtos alimentares portugueses.”

Entre 2010 e 2018, as exportações do setor da indústria alimentar e das bebidas aumentaram 56%, enquanto as importações aumentaram 32%.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior Bruselas trabaja en una herramienta para el uso sostenible de los fertilizantes
Próximo Fenareg defende “modernização de regadios” como prioridade na PAC pós-2020

Artigos relacionados

Nacional

Exportação do vinho verde chegou aos 50% das vendas em 2016

[Fonte: Correio da Manhã]

A exportação de vinho verde português atingiu em 2016 os 50% das vendas, um valor “recorde”, divulgou hoje a Comissão de Viticultura da Região, […]

Últimas

Alentejo já tem 5 barragens abaixo dos 50% de água armazenada

[Fonte: Rádio Campanário] No último dia do mês de maio de 2019 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em 4 bacias hidrográficas e uma descida em 8, […]

Dossiers

Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 25 Novembro a 1 Dezembro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Azeitona de mesa
Estima-se para a campanha em curso um volume de produção superior ao da campanha anterior. […]