O incêndio em Moimenta da Beira entrou em fase de resolução, segundo dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que mantêm mais de mil homens nos fogos da Covilhã, Trancoso e Vila Real.
Às 21:30, o ‘site’ da ANEPC indicava que o incêndio que começou na sexta-feira à tarde em Alvite, em Moimenta da Beira, já está em resolução, continuando no local 248 homens e 73 viaturas.
Também o incêndio de Póvoa de Penela, no Douro, já se encontra controlado, estando no local 65 homens e 16 viaturas.
Os casos mais preocupantes continuam a ser os incêndios de Trancoso, com 611 homens e 207 viatura no local, e o de Vila Real, que começou há uma semana e está a esta hora a mobilizar 406 homens e 132 viatura, depois do reacendimento no sábado.
Um pouco mais a sul, o incêndio que deflagrou hoje na Covilhã está a ser combatido por 420 homens e 130 viaturas e é a terceira ocorrência mais significativa.
O aumento do estado de prontidão para o nível máximo a partir das 00:00 de hoje, e que se vai prolongar até às 23:59 de dia 12, prevê um reforço de pré-posicionamento de meios face à previsão de uma “complexidade significativa” das condições meteorológicas nesse período.