Humberto Vasconcelos: “Está tudo em aberto” no que diz respeito ao POSEI

Humberto Vasconcelos: “Está tudo em aberto” no que diz respeito ao POSEI

Humberto Vasconcelos contraria ideia do corte anunciado pelo Parlamento Europeu.

O Secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, juntamente com o diretor regional de Agricultura e os gestores da GESBA, estiveram hoje reunidos por videoconferência com os governantes dos países que têm Regiões Ultraperiféricas (RUP), e ainda do Eurodom, para abordar novas estratégias sobre o Programa de Opções Específicas Relativas ao Afastamento e à Insularidade (POSEI).

Após terem garantido junto da Comissão Europeia a continuidade do vigente envelope financeiro para 2021 e 2022, os governos das RUP são da opinião que as verbas do POSEI deveriam ser reforçadas no próximo quadro comunitário, entre 2023 e 2027, para fazer face às realidades agrícolas e necessidades financeiras de cada uma das regiões.

“Está tudo em aberto”, assegura Humberto Vasconcelos, que contraria a ideia de que o corte de 3,9% proposto pelo Parlamento Europeu para o POSEI seja já um dado adquirido.

Refira-se que o regime POSEI, que é financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Garantia, foi criado para os departamentos ultramarinos franceses (Guadalupe, Martinica, Guiana Francesa, Reunião e, desde 2014, Maiote) em 1989, tendo sido introduzido em 1991 para as ilhas Canárias, os Açores e a Madeira, e inclui dois tipos de Apoios à Produção Local, em prol da produção tradicional, que representa os setores históricos de exportação (tais como a banana), e em prol dos chamados produtos de diversificação, regra geral, para consumo local (frutos e produtos hortícolas e produção animal).

Comente este artigo
Anterior EDIA divulga Manual de Boas Práticas Agro-ambientais para o Alqueva
Próximo Launch of calls for proposals to promote European agri-food products at home and abroad

Artigos relacionados

Nacional

Já arrancou a Escola de Pastores

Foi apresentada ontem (23 de setembro) a Escola de Pastores, uma das ações no âmbito do Programa de Valorização do Queijo da Região Centro
[embedded content]
A sessão pública teve lugar na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, […]

Últimas

“Trabalhamos durante o ano inteiro, com diferentes produtos, o que permite manter os canais comerciais ativos”

Ricardo Lopes, Organic Nature (Maia)
Estamos em processo de reconhecimento enquanto Organização de Produtores, dedicamo-nos à exportação de produtos biológicos frescos. […]

Últimas

João Ponte anuncia que certificação do Serviço de Classificação do Leite fica concluída em 2020

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje, na Horta, que ficará concluído no próximo ano o […]