O presente guia destina-se a todos os operadores envolvidos em qualquer fase do transporte de suínos. O seu objetivo é ajudar todos os operadores a decidir se um suíno está apto para o transporte. Este guia refere-se apenas às condições de transporte de suínos e não deve ser utilizado para estabelecer um diagnóstico: só um veterinário habilitado o pode fazer.
Para facilitar a compreensão e a utilização do guia, algumas das condições descritas no texto são ilustradas com fotografias ou desenhos. As imagens são apenas exemplos e não devem ser consideradas como a única representação da condição dos animais.
Os autores não podem ser responsabilizados por qualquer reclamação, dano ou perda que possa ocorrer como resultado de diferentes interpretações da informação constante do presente guia.
A lista de exemplos não é exaustiva. Existem outras situações, não descritas no guia, que levarão o animal a ser considerado como não apto para o transporte.
Transportar animais que não estejam aptos pode acarretar sanções, perdas financeiras ou a retirada da autorização do transportador e/ou do motorista que transporta os animais.
O guia foi concebido para ser utilizado como complemento da legislação europeia em vigor e pretende prestar esclarecimentos tão precisos e completos quanto possível.
Chama-se a atenção para o facto de este guia não ser um documento jurídico, pelo que não é juridicamente vinculativo.
Algumas condições apresentadas neste guia refletem situações extremas que NÃO são representativas do estado habitual dos animais de criação.
Consulte o guia aqui
O artigo foi publicado originalmente em FPAS.