Guarda prepara plano de ação para reduzir consumos de água, caso a seca volte a atingir o território como aconteceu em anos anteriores.
“Ainda não é o tempo para isso, porque ainda poderá vir a chover, temos sempre essa esperança; mas o município da Guarda já está a preparar um plano de ação para, se for necessário, fazermos a redução desses consumos [de água]”, afirmou esta quinta-feira o autarca Sérgio Costa.
A Câmara Municipal da Guarda está, assim, a elaborar um plano de ação para reduzir os consumos de água, caso a seca volte a atingir o território como aconteceu em anos anteriores. O plano será apresentado publicamente “tão breve quanto possível”, logo que “esteja finalizado”.
Sérgio Costa (Movimento Pela Guarda) adiantou que o documento contemplará “variadíssimas medidas”, mas “a principal vai ter de ser efetivamente [relacionada com] as reservas de água“, cujo estudo está a ser feito pelos seis municípios do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE).
Felizmente que neste momento já estamos a viver um novo paradigma em termos do pensamento técnico político para que se possam construir novas reservas de água na nossa região. É para isso que nós iremos lutar, também. E este estudo […]