25 participantes e trinta e dois produtos compuseram a 7ª Mostra Gastronómica da Castanha de Arrifana, num evento que teve como objetivo a divulgação e valorização deste fruto de outono.
Pudim de Castanha, Panquecas de Castanha, Bolo de Castanha, Pastel de Castanha, Azevias de Castanha, Brownie da Castanha, Lombo de Porco com Castanha, Pavê de Castanha e Leite Creme de Castanha foram algumas das propostas que evidenciaram a versatilidade deste produto endógeno. Entre doces e salgados, os pratos fizeram as delícias dos visitantes deste evento, promovido pela USDRA – União Social Desportiva e Recreativa de Arrifana, com o apoio da Junta Freguesia de Arrifana e da Câmara Municipal da Guarda.
Durante dois dias a castanha foi o destaque nesta aldeia do concelho da Guarda, que pela sétima vez organiza este evento que tem como objetivo promover o património gastronómico, dinamizar a economia local e valorizar a castanha, como um produto de excelência.
Assim, no sábado, dia 8 de novembro, decorreu o 4º Festival do Caldo de Castanha, seguido do magusto convívio e música ao vivo com Alexandre Almeida. Já no domingo, dia 9 novembro, teve lugar, no Pavilhão de Festas de Arrifana, um showcoooking, conduzido pela Chef Maria Caldeira de Sousa, do restaurante “O Provence” de Proença-a-Nova, Mestre em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e distinguida como Mesa de Mérito pelo Guia Boa Cama Boa Mesa 2022, do jornal Expresso. A chef confeciou croquetes de castanha e tortulho e papas de carolo com castanha e tortulho caramelizado.
No decorrer da Mostra Gastronómica da Castanha, o júri apreciou os pratos a concurso, em duas categorias, restauração e particulares.
Na categoria restauração, o Restaurante “Pensão Aliança” conquistou o primeiro lugar, seguido do Restaurante “Brasa Mágica” e da Pastelaria “Quebra Gelo”, que conquistaram o segundo e terceiro lugar, respetivamente. Já nos particulares José Manuel Jerónimo foi o grande vencedor, seguido de Rita Miragaia e Ludovina Margarido.
Houve ainda lugar para um prémio revelação, para duas mini-chefs, Benedita Nunes e Francisca Querido que apresentaram ao júri panquecas de castanha.
A animação musical também não faltou e esteve a cargo do Grupo de Concertinas Pêramocense.
O presidente da USDRA, Rui Badana, felicitou os participantes da mostra gastronómica da castanha, pela criatividade e qualidade dos produtos apresentados e agradeceu às entidades parceiras que permitiram a organização do evento e aos presentes deixando desde logo o convite para a próxima edição do evento.
Já o vereador da Câmara Municipal da Guarda, Rui Melo, felicitou a organização pelo sucesso da iniciativa e pela força e resiliência das associações em manterem vivas as tradições e produtos da terra.
Fonte: USDRA












































