O grupo agroindustrial português Montalva, dono das marcas Izidoro e Damatta, foi comprado à ECS pelo grupo Valsabor e pela equipa de gestão, num negócio já aprovado pela Autoridade da Concorrência (AdC), foi hoje anunciado.
Num comunicado conjunto, os intervenientes no negócio – cujo valor não foi divulgado – referem que “a operação estratégica traduz o sucesso do processo de reorganização e modernização das suas atividades concretizado sob o controlo acionista da ECS desde 2011 e permite agora fortalecer a posição no mercado e expandir a oferta de produtos e serviços dos Grupos Montalva e Valsabor”.
A aquisição à sociedade gestora de fundos de capital de risco e de restruturação ECS foi realizada em parceria com a equipa de gestão do grupo Montalva, liderada por Luís Rodrigues.
“A operação permitirá ao grupo Montalva e ao grupo Valsabor expandir a linha de produtos, aumentar a capacidade produtiva instalada e explorar novos segmentos e mercados, beneficiando de uma solidez reforçada e da capacidade de investimento na inovação e sustentabilidade – pilares estratégicos do grupo”, lê-se no comunicado.
“Para os clientes, a transação assegura um aprofundamento das relações de parceria, realça o compromisso com a qualidade dos produtos comercializados e promove a ampliação da oferta de produtos e serviços”, acrescenta.
Já para a comunidade, a operação “permite continuar a desenvolver uma organização sustentável, que investe em práticas responsáveis e sustentáveis e que está em constante melhoria, a pensar nas pessoas, no ambiente e na economia”.
Com sede no Montijo e mais de 100 anos de história, o grupo Montalva é um dos maiores operadores em Portugal nas áreas de talho, charcutaria e mercearia, detendo as marcas Izidoro, Izidoro Veggie Lovers e Damatta.
O grupo detém mais de 30 explorações de produção animal e oito unidades industriais em Portugal, com uma integração vertical que lhe permite controlar toda a cadeia de valor.
O grupo Valsabor é um dos maiores grupos do setor agroindustrial em Portugal, dedicando-se à produção animal e à transformação e comercialização de produtos alimentares.
Com 32 empresas e 12 áreas de negócio, as atividades do grupo incluem também um centro de inseminação artificial, a distribuição de medicamentos veterinários, a produção de rações e a distribuição de produtos e matérias-primas.
O grupo atua ainda nos setores da construção de infraestruturas, produção e comercialização de vinho e realização de eventos.
Citado no comunicado, o presidente executivo (CEO) da ECS, Manuel Noronha de Andrade, considera que “o interesse de um ‘player’ de referência em Portugal no grupo Montalva valida a qualidade do ativo e os resultados da estratégia desenvolvida.”
Já para Fernando Vicente, CEO do grupo Valsabor, “a aquisição do grupo Montalva constitui uma excelente oportunidade para o crescimento de ambos os grupos”: “Estamos entusiasmados em trabalhar com a equipa de gestão da Montalva para continuar a proporcionar produtos e serviços de elevada qualidade e reforçar a relação com os nossos clientes e consumidores”, afirma.
Por sua vez, o CEO do grupo Montalva, Luis Rodrigues, realça que, “após mais uma década de sucesso com o suporte da ECS, esta operação marca um novo e importante momento na história” da empresa.