O debate sobre Indústria Agroalimentar, tema da edição n.º 29 da publicação CULTIVAR – Cadernos de Análise e Prospetiva, decorreu a 8 de fevereiro de 2024 no Salão do Marquês do Ministério da Agricultura e da Alimentação, em Lisboa.
Gravação da sessão disponível aqui.
O Diretor-Geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), Eduardo Diniz, abriu a sessão, tendo Ana Rita Moura e Rui Trindade do GPP, efetuado o enquadramento do tema em debate. A mesa redonda contou com a participação de António Serrano (Jerónimo Martins Agroalimentar), Idalino Leão (CONFAGRI), Pedro Queiroz (FIPA) e Tiago Costa (Nogam). A moderação do painel foi assegurada por Manuela Nina Jorge (AgroGes).
A análise efetuada pelo GPP evidencia uma tendência de crescimento do valor acrescentado da indústria agroalimentar nacional superior ao da economia, maior representatividade na criação de emprego, aumento consistente do seu papel no comércio internacional e um crescimento no investimento acima do da economia. Sendo forte a inter-relação da indústria agroalimentar com o setor agrícola, os indicadores partilhados mostraram que a agricultura é o ramo mais importante para a produtividade das Indústrias Alimentares, das Bebidas e do Tabaco (IABT).
Durante o debate foi realçada a necessidade de se expandir a indústria agroalimentar a partir de uma visão comum, mais global e estratégica, que integre nomeadamente maior foco no potencial interno e em áreas com potencial de competitividade. Foi assinalada a importância do recurso a estudos de mercado (em particular sobre perfis e tendências de consumo), maior análise de risco sobretudo direcionada para a escala internacional, criação de condições de atratividade de mão-de-obra qualificada e promoção da retenção de talento, aposta nas parcerias de empresas do setor agroalimentar com instituições de ensino superior e colaboração entre entidades públicas e privadas.
A importância de se valorizar o papel da indústria agroalimentar foi salientada ao longo do debate. Para o efeito, foi sugerido um maior investimento na componente comunicacional e de marketing para maior aproximação dos consumidores à realidade do setor, aliar a sustentabilidade à digitalização, capacitar tecnologicamente o tecido produtivo, equilibrar a transferência do conhecimento para a economia e ajustar o desenho das políticas públicas para favorecimento do crescimento do setor.
- Consulte a apresentação do GPP sobre Indústrias Agroalimentares: caracterização e evolução recente (pdf)
- Consulte a publicação CULTIVAR 29 em pdf ou E-book e outras edições da publicação CULTIVAR
Fonte: GPP