Governo lança nova linha de 190ME para apoiar projetos agrícolas

Governo lança nova linha de 190ME para apoiar projetos agrícolas

[Fonte: Açoriano Oriental]

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, anunciou esta sexta feira que o Governo criou uma nova linha de financiamento de 190 milhões de euros para apoiar projetos agrícolas e que vai estar operacional a partir de julho.

A linha, que o Governo negociou com o Banco Europeu de Investimento (BEI), será de 190 milhões de euros, numa primeira fase, mas “poderá ser aumentada no futuro se tiver sucesso”, disse o ministro, em declarações aos jornalistas, em Beja, na feira agropecuária Ovibeja.

Os agricultores poderão candidatar projetos a serem financiados pela linha em valores até cinco milhões de euros, no caso de explorações individuais, e até 10 milhões de euros, no caso de agroindústrias.

Segundo o ministro, o empréstimo “será até 15 anos, sendo que os primeiros três anos serão de carência, isto é, não haverá amortização”, a qual decorrerá “nos 12 anos seguintes”.

Também “será dada uma garantia do Estado em 70% dos empréstimos para que a banca não se retraia a aprovar” os projetos, ou seja, o Estado garante, em caso de incumprimento, 70% do pagamento da divida” e “o risco para a banca será apenas de 30%”, indicou o ministro.

Luís Capoulas Santos disse que o Governo espera, com a linha, “permitir que muitos projetos que ficariam de fora dos apoios comunitários” sejam financiados e concretizados “quando estamos a caminhar para o fim” do atual quadro de fundos da União Europeia.

Segundo o ministro, “a agricultura vive um momento de grande dinamismo e de uma grande apetência para o investimento, de tal forma que os apoios disponíveis e que são cofinanciados pela União Europeia estão a ficar quase todos comprometidos”.

Existem “milhares de projetos” e o Governo já aprovou “mais de 20 mil projetos de investimento” e pagou “mais de 2,2 mil milhões de euros”, mas “há uma grande apetência para o investimento” e, por isso, o executivo decidiu criar a nova linha de apoio aos agricultores, que “será uma ajuda através de um empréstimo reembolsável”, afirmou Capoulas Santos.

Comente este artigo

O artigo Governo lança nova linha de 190ME para apoiar projetos agrícolas foi publicado originalmente em Açoriano Oriental

Anterior La estabilidad se impone en el mercado de vacuno
Próximo Aumenta la oferta y los precios de los corderos bajan

Artigos relacionados

Últimas

Como uma betoneira pode ser usada para recuperar madeira queimada

O destino da madeira ardida nos fogos que têm consumido uma vasta área florestal, em especial na zona centro, é uma das questões polémicas no rescaldo dos incêndios. Uma simples betoneira, máquina usada na construção civil, é um dos métodos para a “lavagem” da madeira queimada, […]

Nacional

Ministro do Ambiente: “É importante que Portugal tenha mais de 100 centrais a biomassa”

[Fonte: O Jornal Económico]

Depois de o Governo ter tomado a decisão sobre a data limite de funcionamento da central termoelétrica do Pego – que deixará de utilizar carvão depois de 2021 – e sobre a sua eventual reconversão para poder utilizar fontes de energia renováveis, […]

Nacional

União Europeia disponibiliza pacote de financiamento para agricultores, sobretudo jovens

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Comissão Europeia anunciaram hoje, 29 de Abril, que vão ser disponibilizados, através de bancos parceiros, cerca de dois mil milhões de euros destinados a financiamento a longo prazo para empresas do sector da agricultura e da bioeconomia. […]