A Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) congratulou-se hoje com a criação do Ministério da Agricultura e Alimentação para o próximo Governo de António Costa, por “reconhecer a importância da cadeia de produção alimentar”.
“A FIPA aplaude a criação do Ministério da Agricultura e da Alimentação, sublinhando que a sua integração na estrutura orgânica do novo Governo vem reconhecer a importância da cadeia de produção alimentar e dar resposta ao desafio já lançado pela federação para um compromisso nacional para a indústria agroalimentar”, referiu a associação, em comunicado.
Para o presidente da FIPA, Jorge Henriques, citado na mesma nota, é “essencial a valorização do setor agroalimentar em virtude da sua forte contribuição tanto para a economia nacional como para a sociedade” e a inclusão da Alimentação no Ministério da Agricultura “é um sinal positivo”.
“Esperamos agora uma abordagem estrutural que abarque as diversas vertentes territoriais, logísticas, económicas e diplomáticas para solidificação de uma estratégia que promova a competitividade do setor e, acima de tudo, a soberania alimentar nacional”, acrescentou o responsável.
O primeiro-ministro, António Costa, apresentou na quarta-feira, ao Presidente da República, a composição de um Governo com 17 ministros, menos dois do que no anterior, mantendo Maria do Céu Antunes na tutela da Agricultura.
FIPA aplaude criação de Ministério da Agricultura e Alimentação