Governo dos Açores reforça cooperação na área da agricultura em Bruxelas

Governo dos Açores reforça cooperação na área da agricultura em Bruxelas

[Fonte: Açoriano Oriental]

Foi assinado esta quarta-feira, um acordo de entendimento entre os secretários regionais da Agricultura e Florestas e Adjunto da Presidência para as Relações Externas e a Federação Agrícola dos Açores, entidade que passa a ter um representante colocado no Gabinete de Representação dos Açores em Bruxelas.

Este acordo visa reforçar a representação do setor agrícola da Região junto de órgãos comunitários, utilizando a logística e o apoio do Gabinete de Representação da Região Autónoma dos Açores em Bruxelas, aprimorando a aproximação entre a sociedade civil açoriana e os diferentes organismos europeus na defesa dos Açores.

Os dois membros do Governo Regional ficam obrigados a apoiar a Federação Agrícola no cumprimento da sua missão em Bruxelas, apoiar a logística e permitir o acesso e utilização do espaço do Gabinete de Representação e implementar uma estratégia de articulação na abordagem às instâncias comunitárias.

Citado em nota do executivo, Rui Bettencourt, secretário regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas afirmou esperar que “possa haver uma defesa ainda mais forte de uma área de atividade importantíssima para os Açores, que é a agricultura e a agropecuária”.

“Evidentemente que isto tem consequências muito importantes”, disse o governante, referindo que o Quadro Financeiro Plurianual 2021/2027 está a ser estabilizado e negociado e que “um reforço no alerta e na operacionalização daquelas que são as competências do Gabinete numa área tão importante para nós, é fundamental”.

Para o Secretário Regional, a assinatura deste protocolo “simboliza o início de uma colaboração que vai ter os seus momentos fortes e os seus momentos difíceis”, mas que “vai ter certamente um retorno para os Açores e para a agricultura, em particular, que vai ser muito positivo”.

Rui Bettencourt destacou ainda o trabalho conjunto com a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas no sentido de operacionalizar esta aproximação que agora se inicia, felicitando também a Federação Agrícola dos Açores “pela disponibilidade e pelo apoio que tem dado a esta estratégia”, para que, juntos, em Bruxelas, possam articular estes assuntos, de modo a serem “mais eficientes nesta área tão fundamental para os Açores que é a agricultura”.

Comente este artigo

O artigo Governo dos Açores reforça cooperação na área da agricultura em Bruxelas foi publicado originalmente em Açoriano Oriental.

Anterior Universidade do Algarve acolhe quarta edição das 24H Agricultura Syngenta
Próximo Cereais - Projeto Convigna

Artigos relacionados

Últimas

Aprovado projeto de valorização e conservação dos recursos florestais na Macaronésia

[Fonte: Açoriano Oriental]

A Comissão Europeia aprovou o projeto de valorização e conservação dos Recursos Florestais na Macaronésia – VALCONMAC II, que nos Açores terá um orçamento 181 mil euros, informou hoje a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.

De acordo com uma nota do Governo Regional dos Açores, […]

Nacional

Mais de 13 mil capturas registadas Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina em Montalegre

[Fonte: Gazeta Rural]
Tendo em conta o elevado risco ecológico que representa para a saúde pública e economia local, o município de Montalegre elaborou um plano municipal de combate à vespa velutina. Esta ação contemplou, como medida primária, a implementação de uma rede de 200 armadilhas dispersas por todas as localidades do concelho, […]

Últimas

Colômbia vai propor à ONU pacto regional de conservação da Amazónia

[Fonte: Público]

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, anunciou que irá entregar à ONU a proposta de um pacto regional de conservação da Amazónia, em resposta aos incêndios que afectam a maior floresta tropical do mundo.

“Queremos liderar um pacto de conservação entre os países que partilham o território da Amazónia”, […]