SRADR Governo dos Açores dará “um forte impulso à apicultura nos Açores”, anuncia António Ventura

Governo dos Açores dará “um forte impulso à apicultura nos Açores”, anuncia António Ventura

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Governo Regional, durante esta legislatura, dará “um forte impulso à apicultura nos Açores, incentivando a produção, a transformação e a comercialização de mel”.

António Ventura falava após uma reunião com diversas associações da ilha Terceira sobre o Programa Apícola Nacional, onde defendeu que a “a apicultura é mais do que uma atividade económica”.

“A apicultura nos Açores representa uma importante atividade agrícola que, para além dos produtos que resultam da exploração das abelhas, designadamente, o mel, cera, pólen, própolis, geleia real e veneno, também contribui para a proteção ambiental, para a preservação da biodiversidade e para a melhoria das produções agrícolas e florestais, através da importante ação polinizadora das abelhas produtoras de mel”, frisou.

“Importa referir que as abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 30% da produção mundial de alimentos”, acrescentou.

O responsável pela pasta da Agricultura adiantou ainda ser intenção do atual Executivo rever o Plano Estratégico para a Apicultura, assim como proceder á alteração do Decreto Legislativo que cria o Regime Jurídico da atividade apícola e da produção, transformação e comercialização de mel na Região Autónoma dos Açores.

“Vamos também planear uma política comercial e de marketing e envolver o Laboratório de Regional de Veterinária e a Universidade dos Açores para a realização de análises polínicas, físico-químicas e sensoriais do mel”, disse ainda.

António Ventura anunciou igualmente a intenção de “plantar em espaços públicos espécies melíferas, de coordenar ações de sensibilização com as escolas, promover ações de formações para técnicos e apicultores, rever o Caderno de Especificações do mel DOP e prever a sanidade apícola”.

“Para o Governo dos Açores, a apicultura assume uma importante atividade multifuncional que interessa potenciar no futuro dos Açores”, terminou.

Governo dos Açores

Comente este artigo
Anterior Jovem ficou com perna presa na fresa de um trator em Cabeceiras de Basto
Próximo Sistemas agroflorestais em Portugal Continental

Artigos relacionados

Últimas

Jorge Rita reconduzido na direção da Federação Agrícola dos Açores

Segundo uma nota envida à imprensa, a assembleia-geral ocorrida na segunda-feira “elegeu por unanimidade os novos corpos sociais para o biénio 2020/2022, […]

Notícias apoios

Farm Europe: o que precisamos e o que não precisamos

Em todas as grandes crises há um momento de negação, um momento de culpa e um momento de acerto de contas. […]

Sugeridas

Syngenta quer implementar Operation Pollinator também nas cidades

Durante o evento “Biodiversidade e agricultura, uma aliança necessária: 10 anos de Operation Pollinator”, a responsável de Registo e Assuntos Corporativos da Syngenta em Portugal afirmou que «um dos próximos objectivos da Syngenta é […]