O Governo da Madeira vai recuperar “14 tanques de regadio” nos municípios de São Vicente, Santana e Machico, num investimento de 550 mil euros, disse hoje a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.
Susana Prada falava durante a visita que fez ao Reservatório das Fontes na Ponta Delgada, município de São Vicente, que começou a ser recuperado em 12 de julho e vai estar concluído em agosto deste ano, numa obra do Governo Regional através das Águas e Resíduos da Madeira (ARM).
“Os agricultores da Ponta Delgada já vão ter mais água de rega este verão. A empreitada só termina no fim do ano nos outros municípios”, afirmou a governante, referindo que, dos 14 tanques, oito são no município de São Vicente, três em Santana e três em Machico.
O investimento da empreitada é de 550 mil euros.
Com estas alterações, será possível armazenar caudal durante a noite, que, segundo Susana Prada, proporcionará melhores condições de regadio e mais água para regar durante o dia.
“Os tanques antigos tiveram de ser substituídos porque estavam a perder muita água e os agricultores, nos últimos dois anos, estavam prejudicados porque tinham para regar apenas a água que vinha na levada”, destacou.
Este verão vai haver menos problemas com falta de água de rega por várias razões, justificou a secretária com a tutela do Ambiente, relembrando que, “nos últimos seis anos, a precipitação foi bastante abaixo da média, inclusive, no ano passado choveu menos 50% da média”.
Este ano, há maior disponibilidade de água em relação aos anos anteriores, segundo a secretária regional, que sublinha tratar-se de um “ano médio”.
Outra razão apontada foram os investimentos do Governo Regional na recuperação das redes de abastecimento, que “já começam a dar frutos”
“Já temos redes de abastecimento recuperadas, isso significa que se consome menos água no abastecimento e sobra mais água para os agricultores”, frisou.