Fundo Ambiental aumenta dotação para mais de 600 milhões

Fundo Ambiental aumenta dotação para mais de 600 milhões

O Governo vai avançar com a integração de mais fundos no Fundo Ambiental, esperando que este instrumento atinja uma  dotação superior a 600 milhões de euros em 2021, o que representa um incremento na ordem dos 30% face à atual estrutura de receitas.

De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, entregue esta segunda-feira na Assembleia da República, o Executivo vai proceder à integração do Fundo Florestal Permanente, do Fundo de Apoio à Inovação, do Fundo de Eficiência Energética e do Fundo para a Sustentabilidade Sistémica do Setor Energético no Fundo Ambiental.

A decisão é justificada com a capacidade de dar maior agilidade a este instrumento financeiro, centralizando todos os apoios no mesmo fundo, mas permitirá também uma poupança de custos de gestão.

O Fundo Ambiental foi criado em 2016 através da incorporação do Fundo Português de Carbono, do Fundo de Intervenção Ambiental, do Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos e o Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

O Fundo tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade, financiando entidades, atividades ou projetos que cumpram esses objetivos.

Para 2021, o Governo determinou ainda que o montante relativo às cobranças provenientes da harmonização fiscal entre o gasóleo de aquecimento e o gasóleo rodoviário é transferido do orçamento do subsetor Estado, até ao limite de 32 milhões de euros, para o Fundo Ambiental.

Continue a ler este artigo no Jornal de Negócios.

Comente este artigo
Anterior Apresentação do Projeto de Promoção da Batata de Portugal nos mercados externos - 15 de outubro
Próximo OE2021: Governo estima investir mais 53 ME em projetos de regadio

Artigos relacionados

Comunicados

Plano nacional de combate às resistências aos antimicrobianos – Uma só Saúde 2019-2023

[Fonte: DGAV] No âmbito do conceito “Uma Só Saúde”, a Direção Geral da Saúde, a Direção Geral da Alimentação e Veterinária e a Agência Portuguesa do Ambiente, […]

Sugeridas

FNA: ComSensos Agrícolas – pensar com os Jovens num Setor de Futuro – 9 de junho – Santarém

Programa: 09h50 Abertura Isabel Abreu Lima Relações Públicas, Aveleda S.A. Co-fundadora do Novo Conselho Consultivo de Jovens Agricultores da CAP 10h00 Nova PAC para os Jovens Agricultores […]

Últimas

1º Encontro Anual de CoLabs – 16 e 17 de outubro

A Agência Nacional de Inovação (ANI) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) organizam, nos próximos dias 16 e 17 de outubro, o 1º Encontro Anual de Laboratórios […]