Fundo Ambiental aumenta dotação para mais de 600 milhões

Fundo Ambiental aumenta dotação para mais de 600 milhões

O Governo vai avançar com a integração de mais fundos no Fundo Ambiental, esperando que este instrumento atinja uma  dotação superior a 600 milhões de euros em 2021, o que representa um incremento na ordem dos 30% face à atual estrutura de receitas.

De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, entregue esta segunda-feira na Assembleia da República, o Executivo vai proceder à integração do Fundo Florestal Permanente, do Fundo de Apoio à Inovação, do Fundo de Eficiência Energética e do Fundo para a Sustentabilidade Sistémica do Setor Energético no Fundo Ambiental.

A decisão é justificada com a capacidade de dar maior agilidade a este instrumento financeiro, centralizando todos os apoios no mesmo fundo, mas permitirá também uma poupança de custos de gestão.

O Fundo Ambiental foi criado em 2016 através da incorporação do Fundo Português de Carbono, do Fundo de Intervenção Ambiental, do Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos e o Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

O Fundo tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade, financiando entidades, atividades ou projetos que cumpram esses objetivos.

Para 2021, o Governo determinou ainda que o montante relativo às cobranças provenientes da harmonização fiscal entre o gasóleo de aquecimento e o gasóleo rodoviário é transferido do orçamento do subsetor Estado, até ao limite de 32 milhões de euros, para o Fundo Ambiental.

Continue a ler este artigo no Jornal de Negócios.

Comente este artigo
Anterior Apresentação do Projeto de Promoção da Batata de Portugal nos mercados externos - 15 de outubro
Próximo OE2021: Governo estima investir mais 53 ME em projetos de regadio

Artigos relacionados

Notícias mercados

Preço da cortiça cai após aumento de 30% em dois anos

A maior campanha de extração de cortiça nesta década, interrompendo um longo ciclo de alta dos preços, que caíram 12% face ao ano passado, […]

Últimas

“Estamos em condições de aprovar proposta de Charles Michel” para Plano de Recuperação, diz António Costa

Esta posição surge depois de terem ficado resolvidas, durante esta tarde, as questões que mais preocupavam Portugal. […]

Sugeridas

Assunção Cristas quer reforço do Programa de Desenvolvimento Rural para “apoiar e ajudar todas as áreas”

A presidente do CDS-PP defendeu hoje o reforço do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 e criticou um concurso “aberto há bem pouco tempo” que está “limitado à transformação, […]