Fumo dos fogos em Portugal e anticiclone criam “nuvem” que cobre Extremadura espanhola

Fumo dos fogos em Portugal e anticiclone criam “nuvem” que cobre Extremadura espanhola

[Fonte: SAPO 24]

Em declarações à agência espanhola EFE, o delegado territorial da Agência Estatal de Meteorologia (Aemet), Marcelino Núñez, indicou que a “nuvem” era bastante densa em certos locais, como por exemplo em las Vegas Guadiana (Badajoz), provocando mesmo uma descida nas temperaturas locais até quatro graus.

Os serviços meteorológicos espanhóis esclareceram, no entanto, que os incêndios deste fim de semana em Portugal não são os únicos responsáveis por este cenário.

A situação também se deve a condições atmosféricas de anticiclone e de altas pressões naquela zona geográfica, que combinadas com o fumo potenciam o efeito de “nuvem”.

A comunidade da Extremadura, que faz fronteira com Portugal, amanheceu hoje coberta pelo fumo proveniente dos incêndios florestais registados este fim de semana no território português.

Transportado pelo vento, o fumo foi acompanhado por cinzas e um cheiro a queimado e condicionou os níveis de visibilidade.

Segundo a EFE, uma “nuvem” mais densa estava a afetar várias cidades da zona como Badajoz, Cáceres e Mérida.

Comente este artigo

O artigo Fumo dos fogos em Portugal e anticiclone criam “nuvem” que cobre Extremadura espanhola foi publicado originalmente em SAPO 24.

Anterior Diretor geral da FAO acusa: “há mais obesos que famintos” no mundo
Próximo Oferta de Estágio de Verão - Eng.ª Agronómica ou Florestal - Lamego - Remunerado

Artigos relacionados

Últimas

Odemira recebe 4ª edição do Fórum Social

A 4ª edição do Fórum Social, que tem como tema central “Inovação e Impacto Social”, vai realizar-se em Odemira entre 10 e 12 de Maio.
O evento pretende promover uma reflexão sobre a inovação e o impacto social, num «encontro nacional das principais entidades e organizações que constroem a área social», […]

Nacional

BEI financia 1,9 mil milhões de euros de projetos portugueses no Plano Juncker

Até novembro já foram aprovados financiamentos no valor de 1,9 mil milhões de euros, referentes a 27 operações, que, no total, deverão alavancar um investimento de 5,5 mil milhões dos privados.

O Banco Europeu de Investimento vai financiar 1,9 mil milhões de euros em projetos portugueses ao abrigo do Plano Juncker, […]

Dossiers

Oferta de emprego – Estágio Profissional (M/F) – Vila Franca de Xira

A Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira (ABLGVFX), responsável pela gestão do Aproveitamento Hidroagrícola da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira (AHLGVFX), pretende admitir Eng. Agrónomo (m/f) para integrar o Departamento de Planeamento, Projectos.