Numa fase da história da humanidade em que enfrentamos novamente o fantasma da escassez alimentar e em que pretendemos também assegurar os princípios da sustentabilidade que garantam a sobrevivência e qualidade de vida das gerações vindouras, temos de nos reinventar e desenvolver soluções criativas que consigam fazer simultaneamente face a estes novos desafios, que parecem contraditórios, tarefa aparentemente quase impossível.
Por um lado, impomo-nos aumentar urgentemente a produção e distribuição alimentar e, por outro, reduzir os impactos e pressão que a produção alimentar historicamente impõe sobre os recursos naturais e ambientais.
Neste âmbito, o Food4Sustainability, laboratório colaborativo na área da sustentabilidade agrícola, em parceria com a Aquaponics Iberia, empresa que se dedica à aquacultura sustentável e à aquaponia, estão a promover o Workshop: “Aquaponia – Introdução a Princípios e Práticas”.
A aquaponia é a técnica de produção alimentar que alia os conceitos de aquacultura em recirculação (produção de peixe em circuito fechado) com as técnicas de hidroponia (produção de plantas, nomeadamente hortícolas, aromáticas e frutos, sem utilização do solo), beneficiando das virtudes de ambos os formatos produtivos e eliminando as suas desvantagens e impactos vulgarmente resultantes. Os peixes fertilizam o meio aquático e as plantas assimilam esse fertilizante natural, promovendo a reciclagem da água e as ótimas condições ambientais para os peixes. Promover a aquaponia localmente, quer a uma escala comercial, quer de subsistência, é contribuir para uma maior resiliência alimentar das comunidades locais, das famílias e uma maior soberania das regiões, assegurando-se um dos grandes objetivos dos dias em que vivemos: preservar e contribuir para um melhor ambiente e biodiversidade.
Este workshop de 14 horas ocorrerá presencialmente no fim de semana de 18 e 19 de junho, no Turcifal, concelho de Torres Vedras. Pretende-se transmitir os conceitos desta técnica que permitam a que os formandos possam usufruir posteriormente das bases teóricas e práticas para desenvolverem os seus sistemas aquapónicos experimentais e domésticos e, quem sabe, lançar a semente para unidades maiores com objetivos comerciais. Todos são bem-vindos, quer sejam estudantes de ciências, investigadores, empreendedores, agrónomos, chefes de cozinha ou simples interessados e curiosos pela matéria.
Considerando o espaço presencial, as inscrições são limitadas.
Para efetuar inscrição ou consultar mais informações, pode consultar aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.