Encerrou no passado domingo, 12 de Junho, com balanço positivo, a 58ª Feira Nacional de Agricultura que já deixou marcada a data para a próxima edição: 3 a 11 de Junho de 2023.
No último dia de evento, o CNEMA fez o balanço da edição de 2022, que regressou este ano ao formato habitual, quer em presenças quer em número de atividades, num ano dedicado à temática da “Inovação & Tecnologia”.
Durante nove dias, os cerca 160 mil visitantes da FNA 22 tiveram oportunidade de observar alguns dos mais atuais e modernos equipamentos ao serviço da agricultura, como, por exemplo: sensores inteligentes que transmitem as necessidades das plantas, sondas que medem o nível de humidades dos solos, sistemas de mapeamento de terrenos, drones que analisam as culturas em tempo real e permitem ao agricultor regar e fertilizar no momento certo sem qualquer desperdício, equipamentos que detetam pragas e doenças de forma atempada, entre outros.
Duas das novidades apresentadas na FNA que despertaram grande curiosidade dos visitantes foram o primeiro trator comercial movido a gás natural, com capacidade para assegurar o mesmo rendimento que um trator a diesel com muito menos custos, e a apresentação de uma máquina movida a energia elétrica para trabalhar a vinha, que pode funcionar de dia e de noite sem necessitar de operador.
Tal como em anos anteriores, a Feira Nacional de Agricultura voltou a marcar a agenda política nacional. Em primeiro lugar pela honra de ser inaugurada pelo Presidente da República, no dia 4 de Junho, onde passou mais de cinco horas a visitar todo o certame e a contactar com os expositores e empresários do sector.
Alguns governantes passaram também pela FNA 2022, como a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, a Ministra da Ciência e Tecnologia, Elvira Fortunato, o Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho e a Secretária de Estado do Comércio e Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques.
Como sempre acontece, diversos representantes de partidos políticos visitaram a Feira Nacional de Agricultura: presidente do Chega, André Ventura, o recém-eleito presidente do PSD, Luís Montenegro, o dirigente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, o líder do PCP, Jerónimo de Sousa e o novo presidente do CDS-PP, Nuno Melo.
O presidente do Grupo Parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, uma delegação do Partido Socialista, a Comissão de Agricultura e Mar e respetivo Presidente, Pedro do Carmo, também estiveram presentes. Todos eles justificaram a sua presença pela importância do evento que é uma representação do dinamismo do sector agrícola e manifestaram o seu entusiasmo pelo desenvolvimento e nível de soluções tecnológicas aqui encontradas.
A organização da Feira Nacional de Agricultura já anunciou a data para a 59ª edição que decorrerá entre 3 e 11 de Junho de 2023, mas o tema central do certame do próximo ano ainda é um segredo bem guardado.
Artigo publicado originalmente em CAP.