A fiscalização da GNR à limpeza de terrenos junto das aldeias só começa em Maio, mas os proprietários já vão começando os trabalhos. A Freguesia de Bodiosa conseguiu mais de 10 mil euros desde 2020 ao enviar sobrantes agrícolas para a central de Biomassa.
Em Viseu, há um projeto de aproveitamento dos sobrantes agrícolas que está a evitar as habituais queimas que estão na origem de quase 60% dos incêndios florestais.
Com a chegada da primavera no mundo rural começam a ver-se as limpezas de terrenos, mas o desafio muitas vezes é o que fazer com os sobrantes agrícolas.
Não fosse este ecoponto florestal de Bodiosa em Viseu, a solução seria recorrer ao fogo com todos os perigos associados.
Daqui já saíram para a central de Biomassa de Viseu mais mais de 1200 toneladas de resíduos, um encaixe financeiro superior a 10 mil euros desde 2020.
O período de fiscalização da limpeza de terrenos em volta das casas e outros edifícios por parte da GNR só arranca no mês de maio e as regras mantém-se: 50 metros em voltas de casas isoladas e 100 metros em aglomerados.