Nos dias 9 e 10 de dezembro o Azeite Novo chega a Évora!
Nos dias 9 e 10 de dezembro decorre, no Mercado Municipal de Évora, o Festival do Azeite Novo organizado pelo CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, com o apoio da Câmara Municipal de Évora e do Évora Olive Hotel.
O Festival do Azeite Novo tem como principal objetivo promover e divulgar os azeites do Alentejo recém produzidos na campanha 2023/2024, o consumo de azeite de qualidade e o conhecimento sobre o produto, sensibilizando o público em geral e os restauradores para a importância do consumo de azeite enquanto gordura saudável e pilar da dieta mediterrânica, bem como enquanto elemento característico da identidade e cultura de Portugal, e em particular da região Alentejo, onde o azeite é rei da gastronomia e sinónimo de tradição.
O Festival do Azeite Novo pretende ser um momento de comemoração e partilha, pelo que nos dias 9 e 10 de dezembro, irá decorrer no Mercado Municipal de Évora, o Mercadinho do Azeite Novo, que irá contar com stands de produtores, conferências, visitas de campo, provas de azeites e Showcooking.
De destacar algumas das iniciativas que iremos desenvolver:
No dia 9 de dezembro, pelas 09:00h, iremos realizar a Conferência “Os Benefícios do Azeite na Dieta Mediterrânica”, e pelas 14:00h a visita de Campo ao Lagar da Cartuxa.
Já no dia 10 de dezembro, pelas 09:00h, iremos levar a cabo o Workshop Azeite do Olival à Mesa, e pelas 12:00h terá lugar o Showccoking com o Chef André Cabrita.
De maneira a promover o Festival, poderá encontrar nos restaurantes de Évora, um prato dedicado ao evento e feito com Azeite do Alentejo, sendo ainda divulgada uma carta digital com toda a informação sobre os restaurantes aderentes, os pratos e os azeites disponíveis.
Com esta atividade pretendemos aproximar os produtores e os consumidores através da celebração do património olivícola da região.
A inscrição no Festival do Azeite Novo é gratuita, mas obrigatória, e deve ser formalizada através do seguinte formulário: https://forms.gle/rLfoPpZiEdzJ2Ft86
O presente projeto é cofinanciado por fundos comunitários e nacionais através do PDR2020 e conta com um investimento de 76 639.75 €.