O Presidente do PS-Madeira, Paulo Cafôfo, esteve esta manhã em visita à Festa da Cereja, no Jardim da Serra, onde chamou à atenção para a necessidade urgente da valorização desta cultura, cuja produção tem vindo a diminuir nos últimos anos.
“Se é cada vez mais recorrente termos Festa da Cereja sem cereja, Festa da Cebola sem cebola ou Festa da Castanha sem castanha, isto mostra que a aposta do Governo tem sido mais em festas do que propriamente nos produtores e nos produtos”, salienta o líder do PS, sublinhando a inércia do Governo perante o setor.
A aposta na valorização de quem trabalha a terra e dos produtos deve ser uma prioridade do Governo, dada a necessidade de inversão da perda crescente de área cultivada e de pessoas interessadas em manter estas culturas.
Para o PS, os produtos de excelência da Madeira e os rendimentos dos produtores precisam de ser valorizados. O partido propõe um acompanhamento mais próximo deste setor e apoios mais rápidos aos agricultores.
“Numa Região em que os agricultores são os que têm os mais baixos rendimentos no país, e num contexto de alterações climáticas e pragas, são precisas soluções não só para alterar a Estratégia CLIMA-Madeira, permitindo uma intervenção nas doenças baseada em dados, mas também para aumentar rendimentos das pessoas, disponibilizando instrumentos financeiros de ativação rápida”, defende Paulo Cafôfo.
O artigo foi publicado originalmente em PS Madeira.