Faltam 7 dias para o Colóquio Nacional do Milho

Faltam 7 dias para o Colóquio Nacional do Milho

O 9º Colóquio Nacional do Milho reúne, a 7 de Fevereiro, na Póvoa de Varzim, no Hotel Axis Vermar, mais de 450 especialistas nacionais e internacionais para um debate alargado sobre a situação atual e perspetivas futuras do mercado do leite.

Num momento em que o setor nacional e europeu do leite atravessa uma profunda crise, a ANPROMIS- Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo pretende contribuir com uma reflexão sobre as estratégias necessárias para que o mercado dos laticínios inverta esta situação e alcance um equilíbrio de longo prazo. Participam no debate especialistas nacionais e internacionais, em representação da produção e da distribuição de leite e responsáveis pelas políticas públicas do setor.

O diretor-geral da Federação Francesa de Produção Leiteira, Gilles Psalmon, orador do painel “O mercado mundial do leite: situação atual e perspetivas futuras”, dará o exemplo sobre o modelo de organização aplicado em França, que tem permitido a este país intensificar a produção de leite, com mais litros de leite por vaca. Este modelo de produção resultou também num aumento do preço do leite em 13% pago aos produtores franceses, entre 2016 e 2017 (dados EU Milk Market Observatory).

No Colóquio serão também abordados os desafios técnicos da produção de milho silagem, na perspetiva do aumento da rentabilidade das explorações leiteiras por via do acréscimo da qualidade e da quantidade do leite produzido. No espaço de uma década (2003-2013), a produtividade do efetivo leiteiro português aumentou de 5,8 toneladas leite/vaca/ano para 7 toneladas leite/vaca/ano (dados do INE).

«O Colóquio Nacional do Milho é por excelência um fórum de discussão dos principais temas relacionados com a cadeia produtiva do milho, a montante e jusante. Constituindo o milho silagem a base da alimentação do efectivo leiteiro nacional, estamos certos que esta iniciativa ajudará à necessária reflexão com todos os intervenientes da fileira, sobre as estratégias necessárias à sustentabilidade do setor do leite, tão importante na necessária sustentabilidade económica da região Norte do país» afirma José Luís Lopes, presidente da ANPROMIS.

Todas as informações sobre o colóquio clique aqui

Comente este artigo
Anterior FENDT 211 Vario V premiado no Tractor do Ano 2018
Próximo Hubel Verde aposta em soluções biotecnológicas para a agricultura e inaugura filial em Alpiarça

Artigos relacionados

Nacional

Bactéria que destrói oliveiras vai afetar Portugal

[Fonte: Sapo]
O presidente da assembleia-geral da Olivum – Associação de Olivicultores do Sul disse hoje à Lusa que não tem dúvidas de que a bactéria “xylella fastidiosa”, que destrói várias plantas e árvores, como oliveiras, vai afetar o olival português.
“Não tenho dúvida de que (…), […]

Sugeridas

ADP Fertilizantes participa na 5ª edição do AGROIN – 18 Abril 2018 – Lisboa

A ADP Fertilizantes, empresa de referência no setor dos fertilizantes e no panorama agronómico nacional, estará presente no evento AGROIN, no dia 18 de abril, no Centro de Congressos do Estoril.
A 5.ª edição do AGROIN, organizada pela revista Vida Rural, pretende debater a gestão em agronegócios, […]

Nacional

Rui Rui diz que as conclusões do Tribunal de Contas sobre o Fundo Revita já se “adivinhavam”

[Fonte: SAPO 24]

“Pergunta se eu estou admirado, face às notícias todas que nós fomos vendo ao longo destes meses? Naturalmente que não estou admirado, como é evidente. Adivinhava-se pelo aquilo que foram as notícias que feita uma auditoria que desse uma conclusão desse género”, […]