Em 2021, as exportações nacionais de frutas, legumes e flores «ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 1.700 milhões de euros» – mais propriamente, 1.713 M€ –, o que constitui «o valor mais alto de sempre», segundo a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal. A entidade sublinha este dado no âmbito da disponibilização do segundo episódio das Fresh Talks, em que o kiwi é a cultura em destaque.
No novo episódio, Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal conversa com José Carlos Soares, presidente da Kiwicoop – cooperativa que está sediada em Oliveira do Bairro e que conta com cerca de 700 hectares de área de produção e 350 produtores. Esta iniciativa da Portugal Fresh consiste em conversas informais em vídeo com alguns dos associados desta entidade e visa «divulgar e promover os produtos mais exportados pelas empresas do sector».
Depois de o primeiro episódio ter incidido nos citrinos, agora é a vez do kiwi produzido em Portugal, que em 2021 registou exportações de aproximadamente 31 milhões de euros (mais 28% em valor face a 2020) e de cerca de 19.962 toneladas (um aumento de 25% em volume em comparação com o período homólogo). Na Fruit Logistica, certame empresarial do sector que está a decorrer em Berlim, Alemanha, até dia 7 de Abril, e em que a associação junta no stand conjunto que promove no evento 30 produtores, parceiros e associações, a Portugal Fresh irá destacar as Fresh Talks.
«Com esta iniciativa, que conta desde a primeira hora com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola, pretendemos dar a conhecer os produtores, os seus desafios e conquistas. Num ano desafiante e com enormes obstáculos, a Portugal Fresh acredita que a promoção assume maior relevância e pode contribuir para a valorização dos produtos quer no mercado interno quer externo», refere Gonçalo Santos Andrade. O segundo episódio das Fresh Talks pode ser visionado nas redes sociais e no site da Portugal Fresh.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.