Muito caminho foi percorrido depois da primeira edição deste seminário, que teve lugar a 1 de outubro de 2024, e se focou na promoção do olival tradicional junto dos agentes públicos e privados e em propostas de adoção de políticas publicas que o favoreçam.
Esta segunda edição, que terá lugar no Cine-Teatro S. Pedro em Alcanena a partir das 14,30 h do dia 2 de fevereiro de 2026, terá como principais pontos de debate – estratégias e caminhos de diferenciação de marcas de azeites virgem extra nos mercados e aprofundar as questões associadas ao património e cultura do olival e do azeite.
O seminário contará com a presença de Eduardo Amaral (ADSAICA), Rui Anastácio (Câmara de Alcanena e Comissão de Cogestão do PNSAC) e de Margarida Balseiro Lopes (Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, a conformar), bem como de Miguel Carrasco (As Pontis e Olearum – Cultura y Patrimonio del Aceite), Helena Ferreira (Oliva Bolhão), Edgardo Pacheco (jornalista e escritor), Gonçalo Moreira (Olivum) e Maria Antónia Athayde Amaral (Património Cultural, IP) , com moderação de Carlos Brito (Ordem dos Economistas-Norte) e Luís Duarte Melo (Projeto Ouro Líquido e APOAC).
Os participantes neste seminário poderão ainda degustar petiscos azeitados preparados pela Chef Tânia Pereira, e conhecer os azeites virgem extra produzidos pelos associados da APOAC na campanha de 2025, incluindo os já certificados pela Marca Coletiva “Olivedos do Carso”.
O evento é organizado pela Câmara Municipal de Alcanena e pela APOAC (Associação para a Promoção do Olival e Azeite de Aire e Candeeiros), com o apoio da Comissão de Cogestão do PNSAC da ADSAICA (Associação de Desenvolvimento das Serras de Aire e Candeeiros).
Inscrição gratuita obrigatória aqui.
Mais informação: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Nota de Imprensa APOAC – Associação para a Promoção do Olival e Azeite de Aire e Candeeiros

O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.

















































