A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) leva a cabo, no próximo dia 05 de dezembro, das 14h00 às 17h00, presencialmente (Auditório H1) e com transmissão via Zoom, a 8.ª edição do Seminário “Gestão de Espécies Invasoras”.
Trata-se de mais uma edição com enfoque numa problemática que representa uma das principais ameaças à biodiversidade, da qual dependemos, mas a que muitos cidadãos permanecem alheios. Em Portugal o desafio continua a ser gigantesco, com muitas espécies invasoras a causar problemas graves em termos ambientais, económicos e até de saúde pública, sendo que neste seminário será disseminado conhecimento sobre algumas formas de controlar diferentes espécies e serão apresentados projetos que pretendem contribuir para minimizar a sua proliferação.
Para este seminário, promovido no âmbito da Unidade Curricular de Gestão de Espécies Invasoras dos Mestrados em Recursos Florestais e em Desenvolvimento Sustentável, estão convidados cinco especialistas, que proferem as comunicações “Acacia longifolia, uma anfitriã de muitos microconvidados – o que sabemos sobre a relevância destas interações?”, “Plano de Ação para a monitorização e controlo de Rugulopteryx okamurae em Cascais”, “Controlo do ganso-do-Egito no Tejo e além”, “Invasoras com Valor: produção sustentável de amónia a partir de biochar de acácia” e “Life COOP Cortaderia – capacitação de entidades para o controlo de erva-das-pampas”.
Joaquim Sande Silva e Teresa Vasconcelos, coordenadores do Mestrado em Recursos Florestais e do Mestrado em Desenvolvimento Sustentável da ESAC, respetivamente, são os responsáveis pela abertura do seminário. O encerramento cabe a Hélia Marchante, professora responsável pela Unidade Curricular “Gestão de Espécies Invasoras”.
Os interessados em participar devem inscrever-se em tinyurl.com/8SeminarioGEI2025. Para mais informações devem contactar para o e-mail hmarchante@gmail.com.













































