A Robótica ao serviço da Floresta em discussão em Abrantes
A EPDRA – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, em Mouriscas (Abrantes), acolhe a 4ª Feira Tecnológica Florestal no próximo dia 28 de novembro. Subordinada ao tema “A Robótica ao serviço da Floresta”, este certame pretende divulgar, inspirar e aproximar a sociedade em geral do setor florestal, através de apresentações, exposição e demonstrações tecnológicas.
A FNAPF – Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais, em conjunto com a SBTMAD – Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa e a BALADI – Federação Nacional dos Baldios, está a organizar um evento, de um dia, com intuito de difundir, capacitar e sensibilizar para os conceitos da Floresta 4.0, com avanços tecnológicos e processos de digitalização, que têm vindo a transformar o modo como conhecemos a floresta e a forma como fazemos as operações florestais.
A 4ª Feira Tecnológica Florestal, inserida no projeto TECNOFOREST 4.0, financiado através do Fundo Ambiental e cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia, vai reunir na região Centro entidades, atuantes no setor, que irão partilhar conhecimento, demonstração e colaboração entre empresas, investigadores e técnicos, de modo a evidenciar o papel crucial da robótica e da inovação tecnológica na gestão florestal.
Os trabalhos começam às 9h30 com a sessão de boas-vindas. O primeiro painel terá como enfoque as “Novas Tecnologias do Mercado Florestal” e será centrado no processamento de dados LiDAR (Light Detection and Ranging), da Direção-Geral do Território. A empresa Bornio – Forest Intelligence pretende mostrar a sua experiência com o sistema de informações tridimensionais coletadas usando esta tecnologia, partilhando a metodologia e os resultados obtidos na identificação de copas, na determinação do posicionamento geográfico e no cálculo das alturas totais do arvoredo. Sobre a combinação entre a tecnologia, que envia pulsos de laser para medir a distância de objetos e criar modelos precisos do ambiente, com a cartografia aérea e o uso de drones na obtenção de dados em florestas e povoamentos florestais será a intervenção da TerraGes. Pastoreio de precisão, através do uso de bovinos e vedação virtual na redução do combustível florestal será a intervenção da Quinta do Tabalião, representante da Digitanimal em Potugal.
Já o segundo painel será sobre “Projetos de Inovação” com o programa RI Forestry a debruçar-se sobre os dados de satélite na monotorização florestal e a sua importância na previsão do perigo de incêndio. A associação Biond promete dar a conhecer projetos, soluções ou experiências relacionadas com a digitalização e automação na fileira florestal.
Da parte da tarde, decorrerá a exposição e demonstração de algumas das tecnologias aplicadas à floresta com simuladores, Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) profissional, LiDAR e instrumentos para dendrometria e inventário florestal, entre outros com o intuito de evidenciar o papel crucial da robótica e da inovação tecnológica na gestão florestal.
Este evento conta com o apoio da Associação dos Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação, da EPDRA e da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, no âmbito do objetivo estratégico “Promover o desenvolvimento económico do território assente na digitalização, inovação e qualificação” da sua Estratégia de Desenvolvimento Local TAGUS 2027.











































