A Dieta Mediterrânica é um património vivo de todo o país e da Região Biogeográfica Mediterrânica, reconhecido pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. Em Portugal a Comunidade Representativa deste Património é a cidade Tavira mas evidencia um reconhecimento crescente a nível nacional e internacional. Investigada e estudada pelas diversas ciências (naturais e sociais), constitui um legado das civilizações que moldaram a nossa identidade cultural, a língua e as formas de viver, produzir e alimentar, sendo essencial à valorização e ao fortalecimento das economias regionais.
O programa da 11.ª Feira da Dieta Mediterrânica, que decorre em Tavira de 4 a 7 de setembro, reflete o trabalho de parceria alargada desenvolvido desde a primeira edição. A CCDR Algarve, I.P. é um dos parceiros desta organização, e a sua participação manifesta-se num conjunto alargado de iniciativas, que refletem muitos anos de trabalho, em particular no contexto do Desenvolvimento Regional, Cultura e na Agricultura e Desenvolvimento Rural, em prol do património vivo e dinâmico da Dieta Mediterrânica.
Enquanto responsável pela coordenação e acompanhamento da implementação do Plano de Atividades para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica na Região do Algarve (PASDM 2023-2027), a CCDR Algarve atua como entidade dinamizadora e de articulação entre os diferentes parceiros e assegurando a monitorização dos resultados e a avaliação do impacto das iniciativas, garantindo que a Dieta Mediterrânica se mantenha viva, seja preservada e promovida de forma sustentável e integrada.
Através da identificação e implementação de uma estratégia concertada das entidades regionais e demais parceiros, entidades e comunidade, e resultou do consenso regional o Plano de Atividades para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica na Região do Algarve, considerado um projeto transversal ao território e estruturante no âmbito da estratégia regional pela capacidade de mobilização de domínios relevantes para a região, da identidade à produção e consumo.
As ações do PASDM resultam da integração e harmonização entre as propostas preparadas pelos quatro grupos de trabalho criados: Produção, Transformação e Comercialização de Alimentos; Biodiversidade e Património Natural; Património Cultural e Estilo de Vida e Alimentação operacionalizados em dezasseis grupos de trabalho no sentido de serem implementadas ações para a sua concretização.
Através da operacionalização do PASDM 2023-2027, o Algarve reafirma o seu compromisso com a salvaguarda da Dieta Mediterrânica, num esforço coletivo que reforça a coesão territorial e valoriza o património comum, sob a coordenação estratégica da CCDR Algarve.
Conheça aqui as principais atividades promovidas pela CCDR Algarve no âmbito do programa da Feira:
- 4 SET., em Tavira, no Centro de Experimentação Agrária (CEAT), pelas 14h30, decorre o Seminário “Dieta Mediterrânica: Muito + que uma Refeição – Governança e Participação”, que inclui a apresentação do estudo “O Valor económico da Agricultura no Algarve”, por Rui Figueira, da Ernst & Young, seguida de um debate moderado pelo presidente da Delegação Regional da Ordem dos Economistas, Cláudio Lima. O programa prossegue com uma mesa-redonda dedicada ao tema “O Mundo Rural e a Dieta Mediterrânica – ODS”, com representantes da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Centro e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo, sob moderação de Maria de Lurdes Carvalho, da CCDR Algarve. O seminário é sujeito a inscrições, disponíveis AQUI.
A apresentação do estudo da Ernst & Young veio confirmar o papel cada vez mais estratégico da agricultura na economia do Algarve. A região tem demonstrado uma trajetória de crescimento sustentado e resiliente, em que o setor primário surge como uma das áreas de especialização mais relevantes a seguir ao turismo, assumindo um peso regional claramente superior à média nacional.
- 5 SET., Visita às Coleções de Fruteiras Tradicionais do Algarve, pelas 9h00, no CEAT de Tavira. Estas coleções caracterizam-se de elevado interesse patrimonial e cultural, na sua maioria únicas no país, são representativas da paisagem típica algarvia associada à Dieta Mediterrânica, constituindo-se este repositório numa verdadeira “Arca de Noé” da biodiversidade agrícola. Aberta à população em geral, esta visita é mais uma oportunidade de divulgar junto dos visitantes o trabalho de prospeção, preservação e caracterização desenvolvido na última década e meia, pelos técnicos da área de Agricultura e desenvolvimento rural na região.
- 5 SET., Visita guiada e prova de azeites no Lagar Monterosa, em Moncarapacho (Olhão), pelas 15h30. Esta iniciativa pretende dar a conhecer a excelência do azeite produzido no Algarve, com o objetivo de valorizar e promover a Dieta Mediterrânica como património cultural e fator de desenvolvimento sustentável para a região. A visita é sujeita a inscrições disponíveis AQUI.
- 6 SET., No âmbito do projeto REVITALGARVE, visita a uma Melaria, pelas 09h30, em Tavira, com o objetivo de conhecer as condições e caraterísticas de uma Unidade de Produção Primária (UPP) de mel, os tipos de mel e produtos apícolas do Algarve. O número de participantes é limitado, pelo que deverá inscrever-se AQUI.
- 7 SET., No âmbito do projeto REVITALGARVE, visita à quinta dos Eventos, pelas 09h30, em Santo Estevão (Tavira), com o objetivo de Conhecer a realidade do Pomar Tradicional de Sequeiro (PTS) no barrocal algarvio. O número de participantes é limitado, pelo que deverá inscrever-se AQUI.
- Stand Institucional no recinto, onde decorrem ações de promoção de produtos/projetos da região, que visam a criação de Sistemas Alimentares Territoriais Sustentáveis. Paralelamente, no pavilhão do Europe Direct Algarve, estrutura de missão acolhida na CCDR Algarve, todos os dias, são efetuadas atividades de descoberta da União Europeia, para todas as idades.
- O Prémio Inovação – Dieta Mediterrânica volta a ser um dos grandes destaques da Feira da Dieta Mediterrânica, com o objetivo de premiar e distinguir a inovação no setor agroalimentar presente no evento. A iniciativa resulta de uma colaboração entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P., a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Sotavento Algarvio, a Associação In Loco e o Município de Tavira. A entrega dos prémios, será um dos momentos altos da Feira, realizando-se no dia 7 de setembro, pelas 18h30, no Jardim do Coreto.