O Centro PINUS é uma das 56 entidades que integram a agenda transForm, financiada pelo PRR, através de um projeto que dá um novo impulso ao programa de melhoramento genético de pinheiro-bravo e que levará ao aumento da disponibilidade de sementes e de plantas de melhor qualidade e com ganho genético.
Uma das metas deste projeto consistirá na instalação de três pomares clonais para produção de semente mais produtiva, o que permitirá aumentar para cerca de 6 000 hectares/ano a capacidade de (re) arborização com plantas melhoradas.
Em março de 2023 arrancaram os primeiros trabalhos de campo para a instalação de um destes pomares no Perímetro Florestal Alva de Pataias, uma área gerida pelo ICNF.
Desde o início que o Centro PINUS acompanha no terreno as ações de enxertia sob orientação do INIAV, a partir de material vegetal (garfos) recolhido nos ensaios e povoamentos instalados na Mata Nacional de Escaroupim e na Reserva Natural da Serra da Malcata.
Um ano depois, em abril de 2024, celebra-se o sucesso da primeira campanha enquanto decorrem os trabalhos da segunda fase de enxertias. Nesta operação trabalharam em equipa cerca de 30 profissionais de 6 entidades diferentes, coordenados pelo Centro PINUS.
Além do futuro pomar de sementes que está a nascer em Pataias, este projeto contempla ainda a instalação de mais dois pomares por enxertia: um será situado na Mata Nacional das Dunas de Vagos e outro na PINUSLAND, a área de demonstração florestal gerida pelo Centro PINUS no distrito de Coimbra.
Mas quais as vantagens de recorrer à enxertia neste projeto de I&D? E quais as vantagens para a Fileira do Pinho do aumento de disponibilidade de planta com ganhos genéticos em volume e forma da árvore?
Neste PINUS TV respondemos a estas questões e contamos algumas das novas etapas do programa de melhoramento genético de pinheiro-bravo impulsionadas pela agenda transForm, um projeto financiado pelo PRR.
Fonte: Centro Pinus