Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    medronho

    Associações reclamam mais informação sobre investimento em espécies autóctones

    Créditos: Jorge Oliveira

    CAP destaca “coragem revolucionária” da Água que Une mas pede intervenção do PM

    PRR: “Quero acreditar que nós conseguiremos fazer milagres” – Presidente CAP

    Alvaro Mendoça e Moura presidente CAP

    CAP mantém ‘modus’ contestatário e “vontade férrea” de lutar contra injustiças

    ADN hélice mão

    Desenvolvido cogumelo geneticamente modificado mais sustentável e com sabor a carne

    Depois de um início de outono seco, regresso da chuva traz esperança aos agricultores alentejanos

    Cerca de 600 fardos de palha e um armazém agrícola arderam em Arronches

    Valpaços foi considerada a melhor cidade biológica pela Comissão Europeia

    Câmara de Castanheira de Pera investe 313 mil euros em 12 novos condomínios de aldeia

  • Opinião

    Quando o preço da carne se torna arma política

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Porcino de capa blanca: los precios siguen a la baja

    23/11/2025

    Vacuno: comienzan a reactivarse las ventas

    23/11/2025

    Corderos: Sigue el goteo al alza en los precios

    23/11/2025

    Associações reclamam mais informação sobre investimento em espécies autóctones

    23/11/2025

    Câmara de Castanheira de Pera investe 313 mil euros em 12 novos condomínios de aldeia

    22/11/2025

    Produção de cortiça em Portugal e Espanha deverá cair 15% este ano – Filcork

    21/11/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    medronho

    Associações reclamam mais informação sobre investimento em espécies autóctones

    Créditos: Jorge Oliveira

    CAP destaca “coragem revolucionária” da Água que Une mas pede intervenção do PM

    PRR: “Quero acreditar que nós conseguiremos fazer milagres” – Presidente CAP

    Alvaro Mendoça e Moura presidente CAP

    CAP mantém ‘modus’ contestatário e “vontade férrea” de lutar contra injustiças

    ADN hélice mão

    Desenvolvido cogumelo geneticamente modificado mais sustentável e com sabor a carne

    Depois de um início de outono seco, regresso da chuva traz esperança aos agricultores alentejanos

    Cerca de 600 fardos de palha e um armazém agrícola arderam em Arronches

    Valpaços foi considerada a melhor cidade biológica pela Comissão Europeia

    Câmara de Castanheira de Pera investe 313 mil euros em 12 novos condomínios de aldeia

  • Opinião

    Quando o preço da carne se torna arma política

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Porcino de capa blanca: los precios siguen a la baja

    23/11/2025

    Vacuno: comienzan a reactivarse las ventas

    23/11/2025

    Corderos: Sigue el goteo al alza en los precios

    23/11/2025

    Associações reclamam mais informação sobre investimento em espécies autóctones

    23/11/2025

    Câmara de Castanheira de Pera investe 313 mil euros em 12 novos condomínios de aldeia

    22/11/2025

    Produção de cortiça em Portugal e Espanha deverá cair 15% este ano – Filcork

    21/11/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

Está o comportamento do consumidor a mudar?

por Jornal de Negócios
23-03-2017 | 11:56
em Nacional, Últimas
Tempo De Leitura: 3 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

[Fonte: Jornal de Negócios]

Em Dezembro passado, alguns órgãos de comunicação social davam conta de que as famílias portuguesas iam ter o Natal “mais farto” dos últimos seis anos. Noutros, lia-se que o retalho alimentar abrira, em 2016, mais de 100 lojas e que os números não iam ficar por aí.

Os indicadores de confiança, por outro lado, atingiram níveis históricos, colocando-se nos patamares mais elevados desde 2006.

A subida das vendas das duas maiores cadeias de distribuição e o crescimento, em 2016, de cerca de 3% do universo do grande consumo, segundo a Nielsen, demonstram a importante dinâmica do mercado a que não é alheia, refira-se, a conjugação de vários factores como a conquista do Euro em Julho, o Verão com temperaturas elevadas e o impulso dado pelo turismo.

Este crescimento indicado pela Nielsen traduz-se numa variação positiva marginal (+0,1%) das vendas em volume, a que se adiciona um crescimento de 2,5% das vendas em valor. Tal significa que uma boa parte dos consumidores terá optado por compras de igual volume, mas de preço unitário mais elevado. E isto é importante para o mercado, em geral, e para os operadores, em particular.

Durante a recente crise económica, emergiu o que se designou como um “Novo Consumidor”, mais pragmático e racional, pouco sensível à “roupagem”, mas essencialmente preocupado com o conteúdo. Um consumidor a preferir produtos despojados (mas mais económicos), atraído por promoções e pouco tentado por propostas de maior valor, preocupado com o conhecimento antecipado das melhores ofertas, a evitar “stockar” produtos além do estritamente necessário e a não se importar de fazer as suas compras em mais do que uma insígnia para aproveitar as melhores propostas de valor.

Ainda que, seguramente, muitos consumidores não se enquadrassem neste conceito do “Novo Consumidor”, é certo que o mercado – as marcas e os retalhistas – pensou e desenvolveu produtos propositadamente para ele, construiu uma dinâmica de comunicação e promoção que visou conquistá-lo e levá-lo às suas lojas.

Facilmente constatamos nas ruas das grandes cidades, nos centros comerciais e nas lojas da distribuição moderna o regresso do que se pode designar como uma certa euforia consumista, como há alguns anos não se via. Os números do mercado comprovam-no, tal como o crescimento das vendas das várias insígnias e o aumento do número de levantamentos e pagamentos com cartões bancários ou o incremento exponencial do crédito ao consumo.

Os fornecedores sentem-se cada vez mais motivados a apresentar novos produtos e novas propostas. A acutilância promocional está longe de abrandar, mas o preço deixou de ser o único argumento esgrimido pelos retalhistas. Hoje, novas lojas, novos formatos e múltiplas tentativas de melhorar a experiência de compra abundam nas várias insígnias da moderna distribuição. A marca de distribuidor, sempre fundamental na equação de valor dos distribuidores e incontornável nas opções do consumidor, volta a merecer uma redobrada atenção e uma forte comunicação.

Independentemente da credibilidade dos cenários ou das justificações que levaram as pessoas (ou pelo menos um grupo significativo delas) a alterar razoavelmente o seu padrão de consumo, importa essencialmente perceber se esta atitude é meramente conjuntural ou se ela tem alguma sustentabilidade.

Na prática, aos operadores no mercado importa avaliar se estamos perante um “Novo Consumidor” eufórico ou realmente revigorado. Por outras palavras, importa a marcas e retalhistas saber se estes novos padrões de consumo não passam de uma moda ou se representam uma oportunidade a médio e longo prazo. E, partindo daí, colocar os seus melhores trunfos em jogo.

Director-geral da Centromarca

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Parceria estratégica entre a BuyinPortugal.pt e a Espanha e Associados

Próxima Publicação

Sessão de Internacionalização das Empresas – 24 de Março 2017 – Castelo Branco

Artigos Relacionados

medronho
Nacional

Associações reclamam mais informação sobre investimento em espécies autóctones

23/11/2025
Créditos: Jorge Oliveira
Nacional

CAP destaca “coragem revolucionária” da Água que Une mas pede intervenção do PM

23/11/2025
Nacional

PRR: “Quero acreditar que nós conseguiremos fazer milagres” – Presidente CAP

23/11/2025
Próxima Publicação

Sessão de Internacionalização das Empresas - 24 de Março 2017 - Castelo Branco

Discussão sobre este post

Opinião

Últimas

Quando o preço da carne se torna arma política

por Pedro Santos Vaz
23/11/2025

Ler mais
Últimas

Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

por Isabel Abreu Lima
16/11/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

Filcork: Comunicado da Campanha de Cortiça 2025

21/11/2025

Ascendum promove ação “Plantar para o futuro” e reforça o compromisso com a sustentabilidade

21/11/2025
Advertisement

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Simplificação PAC Água que Une

Eventos

Novembro 2025
STQQSSD
      1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
« Out   Dez »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.