Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Fertiberia TECH lança fertilizante para maximizar nutrição e energia das culturas

    Francisco Toscano Rico

    Francisco Toscano Rico é o próximo presidente do Instituto da Vinha e do Vinho

    A primeira “floresta eterna” poderá nascer na Faia Brava

    Incêndios: Portugal e Espanha levam Europa a bater recordes de emissões de carbono

    zero

    ZERO alerta para desalinhamento das emissões no país com as metas climáticas

    Incêndios: Populações de quinze concelhos manifestam-se no sábado por uma floresta com futuro

    Incêndios: 3.400 pedidos de agricultores estão a ser pagos desde início do mês – Governo

    Metas do Plano Nacional de Energia e Clima podem falhar, alerta associação Zero

    Fogos florestais uma solução adiada e urgente –

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    A primeira “floresta eterna” poderá nascer na Faia Brava

    19/09/2025

    Incêndios: Populações de quinze concelhos manifestam-se no sábado por uma floresta com futuro

    19/09/2025

    Brasil deve atingir recorde de produção de carne em 2026

    19/09/2025

    Moçambique quer debate urgente sobre seguro agrícola face às mudanças climáticas

    18/09/2025

    Formação avançada em automação para a agricultura e florestas

    18/09/2025

    Floresta e sociedade: o desafio da comunicação

    18/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Fertiberia TECH lança fertilizante para maximizar nutrição e energia das culturas

    Francisco Toscano Rico

    Francisco Toscano Rico é o próximo presidente do Instituto da Vinha e do Vinho

    A primeira “floresta eterna” poderá nascer na Faia Brava

    Incêndios: Portugal e Espanha levam Europa a bater recordes de emissões de carbono

    zero

    ZERO alerta para desalinhamento das emissões no país com as metas climáticas

    Incêndios: Populações de quinze concelhos manifestam-se no sábado por uma floresta com futuro

    Incêndios: 3.400 pedidos de agricultores estão a ser pagos desde início do mês – Governo

    Metas do Plano Nacional de Energia e Clima podem falhar, alerta associação Zero

    Fogos florestais uma solução adiada e urgente –

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    A primeira “floresta eterna” poderá nascer na Faia Brava

    19/09/2025

    Incêndios: Populações de quinze concelhos manifestam-se no sábado por uma floresta com futuro

    19/09/2025

    Brasil deve atingir recorde de produção de carne em 2026

    19/09/2025

    Moçambique quer debate urgente sobre seguro agrícola face às mudanças climáticas

    18/09/2025

    Formação avançada em automação para a agricultura e florestas

    18/09/2025

    Floresta e sociedade: o desafio da comunicação

    18/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

Está o comportamento do consumidor a mudar?

por Jornal de Negócios
23-03-2017 | 11:56
em Nacional, Últimas
Tempo De Leitura: 3 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

[Fonte: Jornal de Negócios]

Em Dezembro passado, alguns órgãos de comunicação social davam conta de que as famílias portuguesas iam ter o Natal “mais farto” dos últimos seis anos. Noutros, lia-se que o retalho alimentar abrira, em 2016, mais de 100 lojas e que os números não iam ficar por aí.

Os indicadores de confiança, por outro lado, atingiram níveis históricos, colocando-se nos patamares mais elevados desde 2006.

A subida das vendas das duas maiores cadeias de distribuição e o crescimento, em 2016, de cerca de 3% do universo do grande consumo, segundo a Nielsen, demonstram a importante dinâmica do mercado a que não é alheia, refira-se, a conjugação de vários factores como a conquista do Euro em Julho, o Verão com temperaturas elevadas e o impulso dado pelo turismo.

Este crescimento indicado pela Nielsen traduz-se numa variação positiva marginal (+0,1%) das vendas em volume, a que se adiciona um crescimento de 2,5% das vendas em valor. Tal significa que uma boa parte dos consumidores terá optado por compras de igual volume, mas de preço unitário mais elevado. E isto é importante para o mercado, em geral, e para os operadores, em particular.

Durante a recente crise económica, emergiu o que se designou como um “Novo Consumidor”, mais pragmático e racional, pouco sensível à “roupagem”, mas essencialmente preocupado com o conteúdo. Um consumidor a preferir produtos despojados (mas mais económicos), atraído por promoções e pouco tentado por propostas de maior valor, preocupado com o conhecimento antecipado das melhores ofertas, a evitar “stockar” produtos além do estritamente necessário e a não se importar de fazer as suas compras em mais do que uma insígnia para aproveitar as melhores propostas de valor.

Ainda que, seguramente, muitos consumidores não se enquadrassem neste conceito do “Novo Consumidor”, é certo que o mercado – as marcas e os retalhistas – pensou e desenvolveu produtos propositadamente para ele, construiu uma dinâmica de comunicação e promoção que visou conquistá-lo e levá-lo às suas lojas.

Facilmente constatamos nas ruas das grandes cidades, nos centros comerciais e nas lojas da distribuição moderna o regresso do que se pode designar como uma certa euforia consumista, como há alguns anos não se via. Os números do mercado comprovam-no, tal como o crescimento das vendas das várias insígnias e o aumento do número de levantamentos e pagamentos com cartões bancários ou o incremento exponencial do crédito ao consumo.

Os fornecedores sentem-se cada vez mais motivados a apresentar novos produtos e novas propostas. A acutilância promocional está longe de abrandar, mas o preço deixou de ser o único argumento esgrimido pelos retalhistas. Hoje, novas lojas, novos formatos e múltiplas tentativas de melhorar a experiência de compra abundam nas várias insígnias da moderna distribuição. A marca de distribuidor, sempre fundamental na equação de valor dos distribuidores e incontornável nas opções do consumidor, volta a merecer uma redobrada atenção e uma forte comunicação.

Independentemente da credibilidade dos cenários ou das justificações que levaram as pessoas (ou pelo menos um grupo significativo delas) a alterar razoavelmente o seu padrão de consumo, importa essencialmente perceber se esta atitude é meramente conjuntural ou se ela tem alguma sustentabilidade.

Na prática, aos operadores no mercado importa avaliar se estamos perante um “Novo Consumidor” eufórico ou realmente revigorado. Por outras palavras, importa a marcas e retalhistas saber se estes novos padrões de consumo não passam de uma moda ou se representam uma oportunidade a médio e longo prazo. E, partindo daí, colocar os seus melhores trunfos em jogo.

Director-geral da Centromarca

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Parceria estratégica entre a BuyinPortugal.pt e a Espanha e Associados

Próxima Publicação

Sessão de Internacionalização das Empresas – 24 de Março 2017 – Castelo Branco

Artigos Relacionados

vinho copo fundo branco
Últimas

Toscano Rico volta a suceder a Bernardo Gouvêa

19/09/2025
Nacional

Fertiberia TECH lança fertilizante para maximizar nutrição e energia das culturas

19/09/2025
Francisco Toscano Rico
Nacional

Francisco Toscano Rico é o próximo presidente do Instituto da Vinha e do Vinho

19/09/2025
Próxima Publicação

Sessão de Internacionalização das Empresas - 24 de Março 2017 - Castelo Branco

Discussão sobre este post

Opinião

luis caixinhas
Últimas

O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

por Luís Caixinhas
07/09/2025

Ler mais
Últimas

Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

por António Bonito
17/08/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

zero

ZERO alerta para desalinhamento das emissões no país com as metas climáticas

19/09/2025
IVV

Entrega da Declaração de Colheita e Produção – 2025/2026

18/09/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Setembro 2025
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30      
« Ago   Out »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.