Empresa em Portalegre inova na produção de inseticidas biodegradáveis

Empresa em Portalegre inova na produção de inseticidas biodegradáveis

[Fonte: Tribuna Alentejo] Será instalado em Portalegre um centro de investigação, desenvolvimento e produção de inseticidas biodegradáveis e não tóxicos para outras espécies ou ambiente; um investimento de cerca de 2,3 milhões de euros, financiado em cerca de um milhão de euros por fundos comunitários através do Portugal 2020.

O projeto é da Entogenex Europe e para a produção deste tipo de inseticidas será utilizada uma tecnologia baseada na identificação e sequenciamento de peptidos moduladores da biossíntese de enzimas essenciais para a digestão dos diferentes organismos, seguida da sua codificação no genoma de levedura, levando à sua expressão intracelular regulada com a otimização do processo fermentativo.

O resultado, a biomassa gerada, é inativada gerando um produto formulado que pode ser fumigado ou aplicado no controle de mosquitos transmissores, entre outras doenças, da dengue, zika, malária e febre do Nilo Ocidental mas que não afeta outras espécies.

Com esta tecnologia será também possível desenvolver uma aplicação para espécies específicas que afetam a agricultura mediterrânica como a oliveira, azeitona, frutas vermelhas e outras.

João Transmontano, um dos promotores do projeto, à Rádio Portalegre, revelou esta substância não tóxica e biodegradável pode ser alternativa ao glifosato, um dos herbicidas mais utilizados em todo o mundo e que tem causado muita controvérsia por acarretar riscos para a saúde e para o meio ambiente.

Comente este artigo
Anterior Dia de Campo - InovMilho 2019 - 4 de setembro - Coruche
Próximo Alteração às normas de comercialização no sector das frutas e produtos hortícolas frescos - Nº HF

Artigos relacionados

Nacional

Uma aeronave “inteligente” para ajudar no combate a incêndios

Projecto Firefront é uma parceria de seis entidades portuguesas e ainda está em fase de desenvolvimento. A aeronave terá um sistema capaz de detectar focos de incêndio e fazer uma previsão da evolução das frentes do fogo
Uma equipa de investigadores está a desenvolver uma tecnologia para melhorar a detecção, […]

Dossiers

FIDA anuncia 22 milhões de euros para agricultura em São Tomé e Príncipe

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola vai investir nos setores agropecuário, florestal e pesqueiro de São Tomé e Príncipe ao longo dos próximos seis anos. […]

Últimas

Oferta de emprego – Técnico de Gestão de Contratos – Agrónomo – Lisboa

A MERISTEMA S.A., empresa nacional da área do Ambiente e Espaços Verdes, encontra-se a recrutar um(a) técnico(a) para integração imediata no […]