O corte de quase dois mil sobreiros para montar um parque eólico em Sines relançou a polémica sobre a perversidade de destruir biodiversidade em nome do clima. Precisamos mesmo de abater árvores para avançar com a descarbonização? Haverá alternativas? E no deve-haver, é melhor para o planeta ter árvores que absorvem dióxido de carbono ou energia renovável que evita emissões da queima de combustíveis fósseis?
Não é possível fazer omeletes sem partir ovos. Que é como quem diz: não é possível fazer a transição energética sem sacrificar umas (muitas) árvores. Há anos que o País vem tendo exemplos disso mesmo, com a maioria dos projetos de energias renováveis, sobretudo parques fotovoltaicos, a implicar o corte de manchas de arvoredo, levantando aqui e ali objeções avulsas por parte de associações e cidadãos. Mas o caso do parque eólico de Morgavel (concelho de Sines), da EDP, parece ter sido a gota de água.
Muita gente ficou chocada com a necessidade de derrubar 1 821 sobreiros (uma espécie protegida por lei e que só pode ser abatida com autorização especial do Governo, por razões de interesse público) para abrir caminhos por onde possam passar os camiões carregados com os gigantescos componentes dos 15 aerogeradores do empreendimento. O despacho foi assinado pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, a 27 de julho, dado “o relevante interesse público, económico e social do empreendimento, cumulativamente às obrigações inerentes ao contrato assinado entre a requerente e o Governo Português, a qual se encontra contratualmente obrigada a promover a execução de um parque eólico que concorra para o cumprimento pelo Estado Português dos objetivos de Quioto e do Plano Nacional de Energia”. Logo surgiu uma petição pública contra a decisão, que menos de um mês depois já contava com quase 12 mil assinaturas. No dia 15 de agosto, o grupo de cidadãos “Vamos salvar os sobreiros” manifestou-se contra o despacho, marchando da praia à barragem de Morgavel, passando pelo local onde os sobreiros serão cortados. […]