O relatório “O estado dos solos na Europa”, resultado de uma colaboração entre a Agência Europeia do Ambiente e o Centro Comum de Investigação (JRC) da Comissão Europeia, conclui ser “necessária uma ação urgente para inverter a degradação do solo na Europa”.
Lançado no Fórum das Partes Interessadas do Observatório do Solo da UE, o relatório sobre o estado dos solos na Europa em 2024 avalia o estado de degradação do solo na UE e noutros países do Espaço Económico Europeu, incluindo a Ucrânia, a Turquia e os Balcãs Ocidentais. O relatório revela um estado e tendências alarmantes, com a degradação do solo a agravar-se muito nos últimos anos, e salienta a necessidade de uma ação imediata para inverter esta tendência.
O presente relatório investiga a intrincada interação entre os fatores que determinam as alterações na saúde do solo e as pressões e impactos sobre o solo nos 32 países membros da Agência Europeia do Ambiente (AEA), juntamente com seis países cooperantes dos Balcãs Ocidentais, da Ucrânia e do Reino Unido, lançando luz sobre os desafios multifacetados que se colocam aos esforços de conservação do solo. A análise mostra as interações complexas entre vários fatores, tanto antropogénicos como naturais, que moldam os processos de degradação do solo e as suas consequências subsequentes.
Entre as principais conclusões destacam-se os impactos significativos da degradação do solo na agricultura, na resiliência dos ecossistemas, na qualidade da água, na biodiversidade e na saúde humana, sublinhando a necessidade urgente de estratégias abrangentes de gestão do solo. Além disso, a análise das iniciativas de ciência cidadã sublinha a importância de envolver o público nos esforços de monitorização e conservação do solo.
Este trabalho sublinha a relevância política da promoção de quadros sustentáveis de governação do solo, apoiados pela investigação, pela inovação e por sistemas sólidos de monitorização do solo, para salvaguardar a saúde do solo e garantir a resiliência dos ecossistemas a longo prazo.
O jornal Público divulgou recentemente uma notícia acerca do assunto sob o título “O que está a pressionar os nossos solos? Salinização, erosão e o peso da agricultura”. Leia aqui.
Aceda ao relatório “O estado dos solos na Europa” aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.